TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O caminho da sustentabilidade: autodesenvolvimento

Relatório de pesquisa: O caminho da sustentabilidade: autodesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade: Atividade de autodesenvolvimento.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: Ambiental, é a produção e consumo de bens naturais que de certa forma não prejudiquem o meio ambiente e seu ecossistema, a econômica é a produção de bens devido ao avanço tecnológico, onde com isso não seria necessário usar bens naturais, a social é uma forma de socialismo, onde ele impõe o limite mínimo e máximo de bens que cada pessoa pode ter, o autor sugere ainda a dimensão política que diz que a política “não é necessária”, um simples diálogo entre as pessoas e representantes seria necessário para “comandar” a vida da sociedade e a última dimensão é a cultural onde embora haja uma cultura já estabilizada nas pessoas uma nova cultura pode ser enquadrada na sociedade e assim no desenvolvimento sustentável.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: Tecnológica, com o aumento da tecnologia mundial não precisaríamos utilizar tantos recursos naturais, assim preservaríamos a natureza, a segunda e radical nos diz que uma diminuição no consumo natural ajudaria na sustentabilidade e o ecossistema mundial e a terceira é a não resposta, o excesso de consumo natural levará a extinção humana.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta: O aumento tecnológico substituindo os bens de recursos naturais seria capaz de ajudar e muito na diminuição do uso dos elementos da natureza, isso faria com que a natureza, que é essencial na vida do ser humano não fosse prejudicada e também um maior rigor no combate ao desmatamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com