TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento: O caminho da sustentabilidade

Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento: O caminho da sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Questão 1:

O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Econômico: Basicamente é produzir com responsabilidade, antes de se fazer ou criar algum projeto ver se é possível cria-lo sem que ele prejudique o ecossistema, procurar sempre energias renováveis.

Ambiental: Sempre que se produzir, procurar o melhor para a humanidade, mas sem que isto custe degradação ou destruição do meio ambiente.

Social: Estabelecer meios para que a desigualdade social seja aceitável, assim sendo sem que haja prejudicados.

Cultural: Aqui é onde esta um ponto forte, fazer com as pessoas realmente pensem naquilo que estão fazendo, fazer com mudem seus pensamentos, fazendo-as tomar consciência que podem ao invés de consumir usufruir do meio onde vivem.

Político: Onde se fica o governo, que tem fazer acontecer o que foi proposto acima. Fazer que isto aconteça na vida de cada um.

Questão 2:

Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

As três dimensões são econômica, social e ambiental.

Questão 3:

De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira seria a tecnologia que estabelece uma missão ao homem de construir um meio de que tudo seja sustentável.

A segunda seria a mudança de hábitos de todos. Assim mudando toda uma cultura consumista.

A terceira seria a própria extinção.

Questão 4:

Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

A sustentabilidade não é um assunto novo, já vem sendo tratada a um bom tempo, mas o que percebo é que sempre se tem um fato que é considerado mais importante. Um meio que já é usado em alguns países é a questão de punições, multas para quem comete algum ato, que pode ser considerado bobo para alguns, como jogar um papel de lixo no chão. Afinal quando se sente dor no “bolso” com certeza se para pensar e achar meios para que não aconteça mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com