TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cobre e suas propriedades

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA SENAI “MANUEL GARCIA FILHO

ALEX SANDRO A. DE LIMA

JHONY GUIMARÃES LOPES

JOSÉ ERISSON ALVES DIOGO

LEONARDO INÁCIO DA SILVA

MATHEUS

O COBRE

DIADEMA

2012


ALEX SANDRO A. DE LIMA

JHONY GUIMARÃES LOPES

JOSÉ ERISSON ALVES DIOGO

LEONARDO INÁCIO DA SILVA

MATHEUS

O COBRE

Trabalho Acadêmico

Apresentado como um dos objetivos da Disciplina de Tecnologia dos Materiais do Curso Técnico de Eletromecânica.

Orientador: Euripedes Santos Filho.

DIADEMA

2012


Resumo

O cobre, um dos metais mais importantes das indústrias. Conhecido pela sua história e principalmente pelas suas diversas propriedades, o que o torna indispensável para a evolução tecnológica.

Palavras chaves: Cobre; Ligas; Obtenção; Processamento.


SUMÁRIO

Introdução         04

O Cobre e sua historia        04

O Cobre e suas propriedades        05                  

Aplicações do Cobre        05

Principais Ligas        06 - 07

Jazidas Brasileiras        07

Obtenção do Cobre        08

Processamento do Cobre

1. Trituração e moagem        08 - 09

2. Flotação ou concentração        09

3. Decantação e filtragem        09

4. Obtenção do Mate        10

5. Obtenção do cobre Blíster        10

6. Refino        11

Impacto Ambiental        11

Reciclagem        11 – 12

Conclusão        13

Referências        14


INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado pelo grupo do “Cobre” na escola SENAI “Manuel Garcia Filho”, no primeiro semestre de 2012. Ele é composto por todos os processos de obtenção, extração do Cobre e diversas informações adicionais necessárias, que tem como objetivo instruir os alunos do curso Técnico de Eletromecânica, sobre o metal não ferroso Cobre (Cu).

O COBRE E SUA HISTORIA

O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Os livros de História nos ensina que 4.000 anos antes de Cristo, o homem já fazia suas primeiras experiências com esse metal.

Para citar apenas um livro que todos conhecem, pelo menos de ouvir falar, a Bíblia já menciona o cobre.

Ele se refere à descrição que Deus faz da Terra Prometida, quando fala de todas as coisas boas que essa terra poderá dar: a água, os cereais, as frutas. E em certo momento, Ele diz: “... terra onde vais comer o pão sem escassez - nela, nada te faltará! Terra cujas pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás o cobre.” (Deuteronômio 8, 9)

Até mesmo esse livro, tão importante e sagrado para tantas pessoas, coloca os metais em lugar de destaque. Veja que, ao lado do pão, essencial à nossa sobrevivência, estão o ferro e o cobre.

Bem, naquele tempo, como hoje, não bastava dominar a tecnologia do material, ou seja, saber como obtê-lo e transformá-lo em armas, objetos e ferramentas. Era muito importante possuir as reservas minerais que fornecessem a matéria-prima para a obtenção do material. Dominar um território que possuísse esse tipo de riqueza era, pois, ter poder. Dizem até que as famosas minas do Rei Salomão, um importante e poderoso rei também citado na Bíblia, eram minas de cobre!


O COBRE E SUAS PROPRIEDADES

O cobre é um metal não ferroso e não magnético e se funde a 1080ºC.

Depois da prata é um metal de ótimas propriedades como; melhor condutor de eletricidade e calor.

Ele possui muitas qualidades sendo elas: dúctil, maleável e também pode ser laminado a frio ou a quente.

O cobre não se altera em contato com o meio ambiente, ele não se oxida, mas em contato com a umidade do ar nele se forma uma camada esverdeada que é chamada de azinhavre.

O azinhavre impede a oxidação do cobre, mas é prejudicial à saúde. Por isso, recomenda-se lavar as mãos sempre que se manusear peças de cobre.

O cobre é muito difícil de encontrar na natureza, há muito pouco cobre na crosta terrestre, apenas 0,007%, devido a isto ele é caro.

As dificuldades de encontrar o cobre estão sendo resolvidas com a substituição do mesmo, estão utilizando o alumínio (Al) no lugar do cobre.

APLICAÇÕES DO COBRE

O cobre possui um grande campo de aplicação entre elas estão: Radar, rolamentos, caldeiras, tachos, radiadores, juntas para automóveis, peças para ar condicionado, geladeiras, entre outros.

O cobre é muito utilizado como elemento de liga, ele ao ser utilizado no aço consegue aumentar: a resistência à corrosão.


Principais Ligas

Existem vários tipos de liga de cobre. As ligas de cobre apresentam excelente ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores às do metal puro. As grandes ligas de cobre são divididas nos grupos listados abaixo:

  • Latões (ligas Cu-Zn): Podem conter até 45% de zinco. Os elementos Al, Sn, Si, Fe, Mn, Ni, As, P e Pb são usuais neste tipo de liga. O alumínio aumenta a consistência e a resistência à corrosão. Adições de estanho e silício garantem melhores propriedades de deformação. Arsênico e fósforo ajudam em relação à resistência à corrosão, sendo que o fósforo, adicionalmente, aumenta também a fluidez do metal. Ferro e manganês são adicionados para refinar o grão. O níquel possui como ponto positivo, a melhora da resistência à corrosão e uma melhora na resistência mecânica a altas temperaturas. Ligas de latão podem conter até 3,0% de chumbo, pois este elemento favorece a operação de corte do metal. Latões são utilizados em um grande campo de aplicação, com destaques em peças de uso naval, mancais, cartuchos, parafusos, etc.
  • Bronzes (ligas de Cu-Sn): Esta liga é formada por cobre e estanho, cujo conteúdo de estanho pode chegar a 20%. Os bronzes de estanho têm maior resistência mecânica que o latão. E melhor resistência à corrosão. Entretanto, têm preço mais elevado que as ligas Cu-Zn. É utilizada em tubos flexíveis, torneiras, varetas de soldagem, válvulas, buchas e engrenagens, entre outras aplicações.
  • Cuproníquel (ligas de Cu-Ni): Esta liga é formada por cobre e níquel, cujo conteúdo de níquel pode variar de 10% a 30%. É utilizada em cultivos marinhos, moeda, bijuterias, armações de lentes etc.
  • Alpacas (ligas de Cu-Ni-Zn): As ligas que normalmente contém entre 45% a 70% de cobre, de 10% a 18% de níquel e o restante constituído por zinco. Por sua coloração, estas ligas são facilmente confundidas com a prata. São utilizados em chaves, equipamentos de telecomunicações, decoração, relojoaria e componentes de aparelhos óticos e fotográficos, entre outras aplicações.
  • Ligas de Cobre-alumínio: Esta liga normalmente contém mais de 10% de alumínio. É utilizada em peças para embarcações, trocadores de calor, evaporadores, soluções ácidas ou salinas etc.

JAZIDAS BRASILEIRAS

Tabela 1

UNIDADE DA FEDERAÇÃO

RESERVAS LAVRÁVEIS

(Milhares de t de Cu contido)

DISTRIBUIÇÃO

PARÁ

9.858

85,6%

GOIÁS

1.224

10,6%

BAHIA

258

2,2%

OUTROS (1)

182

1,6%

BRASIL

11.522

100,0%

Fonte: Anuário Mineral Brasileiro - 2006

(1) Alagoas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (439.6 Kb)   docx (169.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com