TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de controlo estatístico

Projeto de pesquisa: O conceito de controlo estatístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE TAQUARA

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA

ALEXSANDRO RECALCATI DA SILVA-350994

ANDREIA LIMA DO SACRAMENTO-354184

ELIZABETH BAAKLINI-351015

MICHELE RAMONA DE OLIVEIRA-354023

JUSIMARA MARIA MORETTO-351573

CONSTRUÇÃO DE RELATORIO.

Prof.ª EAD. IVONETE MELO DE CARVALHO

Prof.ª PRESENCIAL: ELIANE CONRAD

TAQUARA, 26 SETEMBRO DE 2013.

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. ETAPA 1 2

2.1 Conceitos dos Conceitos de Controle Estatísticos (CEP) 2

2.2. Conceitos e Aplicações da Estatística 3

2.3. Possibilidades de Aplicação da Estatística na Área da Administração 4

3. ETAPA 2 6

3.1. Amostragem 6

3.2. Amostragem Estratificada 7

3.3. Amostragem Aleatória Simples 7

3.4 Amostragem Sistemática 7

3.5. Amostragem a Esmo 8

3.6. Amostragem Intencional 10

3.7. Amostragem por Voluntários 10

3.8. Amostragem por Cotas 10

3.9. Distribuições Amostrais 11

3.10. Planilha de Produtos e Pesos Mellita 12

3.11. Relatório Parcial da Pesquisa 13

4. ETAPA 3 14

4.1. Passo 1: Gráfico/ Tabela Frequência Absoluta e Frequência Relativa 14

4.2. Passo 2 15

5. ETAPA 4 17

5.1. Média 17

5.2. Mediana 17

5.3. Moda 17

5.4. Variância 18

5.5. Desvio Padrão 18

6. CONCLUSÃO 20

7. REFERÊNCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

A estatística é uma área do conhecimento que utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experimentos, é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir, no investigador ou no público em geral, uma impressão mais rápida e viva do fenômeno em estudo, já que os gráficos falam mais rápido à compreensão do que as séries.

A Estatística é um repositório de instrumentos matemáticos adequados para recolher, explorar, descrever e interpretar conjuntos de dados numéricos. O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatísticas, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

2. ETAPA 1.

2.1. Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processos (CEP)

O Controle Estatístico de Processos (CEP) objetiva através de uma análise da qualidade e da produção industrial, com o intuito de identificar particularidades e características e particularidades do processo oportunizando melhorias que auxiliem os colaboradores responsáveis pelo monitoramento do processo. Tem como objetivo principal a partir da coleta e análise dos dados coletados obterem informações para melhoria do processo.

A indústria em questão é uma indústria siderúrgica de fundição responsável pela produção de blocos de motores para caminhões, situada no norte de Santa Catarina, fornece seus produtos para grandes nomes da indústria automotiva mundial. Atua em um mercado bastante competitivo em que a qualidade é um aspecto relevante como estratégia para ganhar mercados.

Dentre estas e outras razões foi aplicado o de Controle Estatístico de Processos (CEP) em produtos estratégicos da empresa, identificando falhas no processo com o intuito de obter uma melhora contínua no processo produtivo, derivando a uma melhor qualidade do produto a alcançar uma total satisfação da parte do cliente.

O produto Analisado em questão é o bloco de motores para caminhão diesel. Para sua análise foi medida sua dureza, ou seja, resistência á tração. Por se tratar de uma peça de difícil manuseio, sua inspeção é feite de forma unitária. Após sua fundição é necessário aguardar seu resfriamento que varia de 45 a 240, que inviabiliza uma inspeção antes da produção total do lote. O processo de inspeção se ocorre após a fabricação do primeiro bloco do lote cujo qual é cortado e usinado e logo em seguida é submetido a um controle de tração, onde é observado o limite mínimo de tração.

Após a coleta é feita a amostragem dos dados onde são utilizados diversos gráficos estatísticos, dentre eles gráficos de soma cumulativa (CUSUM), gráfico de média móvel exponencialmente ponderada (EWMA), gráficos de controle individuais e gráficos de amplitude móvel.

Tais análises visaram identificar informações a respeito de quão estável é o processo. Depois de feita uma análise nos blocos, ficou evidente que q empresa tem um processo de produção estável com pequenas oscilações em torno da média, apresentando certa variabilidade.

Tal processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com