TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de conceitos de controlo de processo estatístico

Artigo: Aplicação de conceitos de controlo de processo estatístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Artigo  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)

A Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo analisar com base Estatística as informações transmitidas pela empresa para definir posições baseadas nos dados coletados. A estatística aqui utiliza o método da probabilidade, como forma de previsão de fenômenos futuros, seu método baseia-se nas informações coletadas da empresa.

Sua meta é adquirir a melhor informação a partir dos dados coletados e assim poder fazer uma melhor interpretação do caso pesquisado. É uma ciência que prioriza, coleta analise e interpretação de dados. Priorizam-se os métodos de recolha, organização, resumo e interpretação de dados. A Indústria de Fundição Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP). Um dos produtos produzidos pela empresa é um bloco de motor para caminhões a diesel. Onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza. Para se faze a inspeção foi feita coleta de forma unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio, pois são de grandes dimensões, e após a sua fundição tem que se esperar pelo tempo necessário para o seu resfriamento, por isso não são inspecionados grande quantidades, porém se pega o primeiro bloco a cada lote e o faz passar pela inspeção, onde se determina sua qualidade, ou seja: se ele esta dentro dos padrões aceitáveis.

No texto, ele nos mostra a aplicação dos conceitos de Controle Estatísticos de Processo (CEP), que na analise estatística feita na empresa de fundição de motores para caminhões tem como por objetivo estabelecer se linha de produção não apresentam erros significativos que possam prejudicar o seu resultado.

O estudo realizado apontou variações, podendo assim influenciar no bom funcionamento do produto dando a entender que há melhorias a serem feitas por essa indústria, esse fato identifica que o limite inferior e superior foi adotado pela própria, avaliando que não podem perder a qualidade se o mesmo ultrapassar este limite. Concluímos que vários métodos aplicados foram apresentados graficamente mostrando certa estabilidade na produção, e ficou clara a presença de oscilações em torno da média mostrando a perda da qualidade. Que pode ter como culpa o processo de fundição de ferro, que consiste na recomposição manual dos componentes químicos responsáveis por dar a liga ideal ao material, perdidos durante o processo de refundição, como ocorre, por exemplo, com os blocos rejeitados ou utilizados no processo de inspeção.

Eles mostraram a importância da Estatística para as empresas, a necessidade que hoje se tem associado à importância deste instrumento para a tomada de decisões do dia a dia das empresas. A aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP), criada em 1930, está ferramenta é essencial para o controle permanente dos processos de produção, objetivando a manutenção da qualidade de bens e serviços ofertados.

O controle de qualidade consiste no desenvolvimento, planejamento, produção e marketing de produtos e serviços a um menor custo, os quais sejam adquiridos pelos consumidores com satisfação. Para alcançar esses objetivos, todos os setores de uma empresa devem trabalhar juntos. É preciso saber que o CEP é um sistema de decisão e não um substituto de experiência, ou seja, os métodos estatísticos ajudam a detectar e isolar a avaria de um processo e indicam as causas, indicam e aplicam a melhor solução possível para o problema.

Conceito e Aplicações da Estatística

A Estatística é uma ciência nova, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obter informações sobre habitantes, riquezas e poder militar dos povos. Dessa forma as pessoas sentiam necessidades de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.

Exemplos de aplicação da Estatística são os índices de inflação, de emprego e desemprego divulgados e analisados pela mídia. Na pratica a Estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da estatística como exemplos: Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisa, Área de Demografia, Área Financeira e Bancaria, Área de Marketing e Analise de Mercado.

No mercado de trabalho a estatística pode promover a melhoria e eficiência, e a solução de vários problemas importantes. Exemplos das atuações onde a Estatística atua com maior relevância:

• Indústria: Começa no estudo de implantação de uma fabrica até a avaliação da necessidade de expansão.

• Recursos Humanos: Na área de RH realiza pesquisa de conhecimento de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

• Universidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com