TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de aprendizagem corporativa

Pesquisas Acadêmicas: Conceito de aprendizagem corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.102 Palavras (17 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 17

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MACDONALD "S DO CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Tecnologia em Gest ̄o de Recursos Humanos

Disciplina: Gest ̄o de Educa￧ ̄o Corporativa

Tutora a dist¬ncia: Joyce Huber

Profᆰ: Presencial: Luciana V. da Costa Ribeiro

JACAREI

2013

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA EDUCAᅦᅢO CORPORATIVA

Atividade Pratica Supervisionada apresentada

ao Curso Superior Tecnologia em Recursos

Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP,

como exig↑ncia parcial da Disciplina Educa￧ ̄o

Corporativa para a obten￧ ̄o de nota.

Jacarei

2013

Introdu￧ ̄o

Educa￧ ̄o Corporativa

O mundo corporativo que sido como fatores estrat←gicos das empresas, surgiu no Brasil entre 10 a 12 anos atr£s vem de um conceito americano, veio dos Estados Unidos quando as empresa vieram descobrir que o fator humano que faz a diferen￧a, as tecnologias toda empresa pode ter igual, pessoas em si que fazem a diferen￧a, pessoas com capacidade diferenciada que fazem a diferen￧a.

Educa￧ ̄o corporativa pode ser definida como uma pr£tica coordenada de gest ̄o de pessoas e de gest ̄o do conhecimento, tendo como orienta￧ ̄o a estrat←gia de m←dio e longo prazo e se manter na frente de seus competidores ou poder est£ em condi￧￵es de igualdade. No mundo corporativo a educa￧ ̄o corporativa tem sido fatores estrat←gico das empresas que antigamente falamos pratica de T&D hoje ← muito mais abrangente nas £rea da compet↑ncia com foco de desenvolvimento de compet↑ncia criticas para o negociou de uma organiza￧ ̄o. Focando carreira, desenvolvimento de talentos.

Talentos: S ̄o pessoas diferentes com habilidades e compet↑ncia focada pela organiza￧ ̄o.

A educa￧ ̄o corporativa ← mais do que treinamento empresarial ou qualifica￧ ̄o m ̄o-de-obra. Vem como uma compensa￧ ̄o trata-se de articular coerentemente as compet↑ncias individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, pr£ticas de educa￧ ̄o corporativa est ̄o intrinsecamente relacionadas ao processo de inova￧ ̄o nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou servi￧os).

Considerando as atividades j£ desenvolvidas por este Minist←rio nesta £rea, a Secretaria de Inova￧ ̄o (SI) se coloca como um elo de interlocu￧ ̄o entre os diversos agentes privados e associa￧￵es que atuam com o tema no Brasil.

Universidade Corporativa: Representa a consolida￧ ̄o da pr£tica de educa￧ ̄o corporativa na empresa. Al←m das caracter■sticas de pr£tica de EC, para ser considerada uma universidade corporativa, a pr£tica deve envolver a cria￧ ̄o de uma unidade f■sica com uma ampla gama de cursos e atividades de treinamento, qualifica￧ ̄o e forma￧ ̄o de pessoas (pblico interno e externo da empresa), de n■veis e modos de ensino distintos, com estrat←gias operacionais de educa￧ ̄o distintas e coordenadas; podendo, inclusive, constituir em uma unidade de neg￳cio da empresa.

Aspecto Estrutural da Educa￧ ̄o

O novo mundo traz consigo oportunidades de investimento pblico e privado na educa￧ ̄o.

Novas formas de parcerias pblico-privadas dever ̄o ser constru■das para oferecer educa￧ ̄o de qualidade para todos, trata-se de uma equa￧ ̄o que atrair£ cada vez mais o interesse de grandes grupos econ￴micos. Os aspectos estruturais da educa￧ ̄o hoje h£ uma tend↑ncia de as pr￳prias corpora￧￵es empresariais, dos mais diversos setores, ampliarem e diversificaremos seus antigos curso de treinamento, desenvolvidos pelos departamentos de recursos humanos, chegando, em muitos casos, a chama-los inapropriadamente de "Universidades Corporativas".

A educa￧ ̄o ← o principio mais importante para o desenvolvimento de um pa■s. Dentro do aspecto estrutural da educa￧ ̄o, segundo SOUZA ( 2007), o sistema de educa￧ ̄o p￳s-m←dio na sociedade do conhecimento precisa ser:

Amplo: para atender ao conjunto da popula￧ ̄o em todas as faixas et£rias.

Diversificado: as necessidades de educa￧ ̄o p￳s-m←dia s ̄o diferentes ← preciso oferecer desde cursos de p￳s-gradua￧ ̄o, mestrado e doutorado.

Os aspectos estruturais da educa￧ ̄o s ̄o flex■vel em sua estrutura de acesso aos cursos p￳s-m←dios devem permitir facilidade, e para todos, o reconhecimento de estudos e a mobilidade entre cursos, carreiras e institui￧￵es e flex■vel no acesso as formas ao ensino p￳s-m←dio devem permitir frequentes idas e vindas entre o mundo do trabalho e o mundo da educa￧ ̄o. Os aspectos estruturais da educa￧ ̄o s ̄o heterog↑neo e flex■vel na forma de ser oferecido: na educa￧ ̄o presencial, educa￧ ̄o a distancia, sistemas h■bridos. Pode ser diferenciado em sua estrutura organizacional, nas institui￧￵es pblicas e privado: nas entidades sem fins lucrativos, entidades complexas, diversificadas academicamente ou entidade dedicadas ao ensino ou ao treinamento; como entidades educativas ou organiza￧￵es empresariais.

Apresenta￧ ̄o da empresa

Raz ̄o Social: ARCOS DOURADOS COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Nome Fantasia: MC DONALDᄡS

Porte: Grande

Ramo de Atividades: Alimenta￧ ̄o

CMVS: 35503080156100214515

Endere￧o: 12216-580 -AV. BENEDITO MATARAZZO, 9403

Bairro: JD. O CRUZ, SᅢO JOS￉ DOS CAMPOS - SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com