TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sustentabilidade ambiental

Pesquisas Acadêmicas: O conceito de sustentabilidade ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 10

5. Introdução

O planeta enfrenta hoje, talvez, a pior situação dos últimos tempos, caso a sua população não venha a mudar a sua postura, a habitação no mesmo, será impossível. A degradação ambiental pela ação do homem tem se agravado cada vez mais, ele polui e consome tudo sem sequer uma lógica, somente pelo fato de se acharem no direito. O resultado disso é um planeta poluído, quase que inabitável, dando alerta de “SOCORRO” através de cada catástrofe que lhe acontece.

Muitos investigadores acreditam que já não tem retorno, que não há mais como evitar as catástrofes naturais e que com mais um século a humanidade pode ser reduzida a aproximadamente 20% da população atual. Sabe-se que procurar uma solução única para os problemas ambientais seria impossível, porém, a reciclagem é a melhor alternativa, se pensando a curto e médio prazo.

As preocupações com o meio ambiente passaram a surgir em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente em Estocolmo, porém, só em 1987 que começaram a agir, a partir do Relatório “Our common future”, que é quando aparece pela primeira vez a expressão desenvolvimento sustentável como aquele que ”permite satisfazer as possiblidades das gerações futuras satisfazerem as suas”. Logo depois, em 1992 na Conferência do Rio, foram aprovados a Declaração do Rio sobre o Ambiente e Desenvolvimento, Declaração de Princípios sobre as Florestas, a Agenda 21 e a Convenção sobre a Diversidade Biológica.

A sustentabilidade e a reciclagem têm em comum o seu objetivo, buscar mudanças, acima de tudo, mudanças de atitudes, sejam elas políticas e/ou culturais. A junção desses dois termos passa a ideia de uma mudança radical, onde o mercado de produtos duráveis e recicláveis ocupará o lugar de um mercado de produtos descartáveis.

6. Desenvolvimento sustentável

Este termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987 na apresentação do “Relatório Brundtland”, onde buscava soluções para os problemas globais e ambientais. Reforçando não somente a necessidade das relações entre economia, tecnologia, sociedade e politica, como chamando a atenção para a urgência de uma nova postura ética em relação ao meio ambiente, das varias relações.

Nessa mesma reunião, foram assinados a Agenda 21 e vários outros documentos se tratando da biodiversidade, florestas e o uso dos recursos naturais do planeta. Esta expressão significa “atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em provar suas próprias demandas”. Em outras palavras, usar os recursos naturais respeitando o meio ambiente, preservando seus bens naturais, buscando conciliar o crescimento econômico com a preservação da natureza.

Ele é subdividido em três etapas: Redução, “evitar os produtos desnecessários”; Reutilização, “reaproveitar embalagens”; e por ultimo Reciclagem, “separar o que pode ser transformado”.

6.1. Sustentabilidade

Para Manzini e Vezzoli(2005), o conceito de sustentabilidade ambiental refere-se as condições sistemáticas, segundo as quais, em nível regional e planetário, as atividades humanas não devem interferir no ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resistência do planeta permite, ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido as gerações futuras. A sustentabilidade então implica na inter-relação necessária entre justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura definitiva com o padrão de desenvolvimento atual (JACOBI,1997). Para isso, e necessária que haja uma educação ambiental, onde suas propostas devem ser voltadas para a conscientização, a mudança de comportamento, buscando a ampliação do conhecimento, mudanças de valores, para direcionar a integração do homem com o meio ambiente.

6.2. Produção Mais Limpa (PML)

Para o SENAI-RS, a “Produção mais limpa” significa a ampliação continua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produto, a fim de aumentar a eficiência no uso de materiais primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.

A Produção mais limpa (PML) utiliza quatro atitudes básicas. A primeira, busca pela não geração de resíduos. Quando a primeira não pode ser posta em pratica, a segunda aparece, que seria a minimização da geração de resíduos. O reaproveitamento desses resíduos no próprio processo de produção é a terceira. Já o quarto é a reciclagem, utilizando das sobras do próprio produto para a produção de uma nova. (CETESB-2010).

A PML é um exemplo de como os recursos naturais pode ser utilizados segundo o desenvolvimento sustentável. Ele visa uma sustentabilidade a longo prazo, e mostra a preocupação do efeito das atividades na comunidade em que atua. Visando mostrar que é possível proteger o meio ambiente e, ao mesmo tempo, obter ganhos econômicos, buscaram criar Centros Nacionais de Produção Mais Limpa em países em desenvolvimento, para implantar a PML em empresas de vários setores.

6.3. Agenda 21

A agenda 21 é um documento que foi lançado no Rio em 1992 durante a conferência das nações unidas, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que sistematiza plano de ação objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável. Ela busca colocar em primeiro plano, o que por muito tempo ficou no ultimo dos planos: o meio ambiente.

Ela é composta por 40 capítulos, sendo utilizado como instrumento de planejamento, onde organiza a responsabilidade dos governos em implantar projetos e programas ambientais através de uma politica que usa a justiça social e a preservação do meios ambiente. Porém, a agenda pode ser implementada tanto pelo governo do que pela sociedade, sempre levando em consideração o lema da RIO 92: ``pensar globalmente, agir localmente``.

6.4. Sustentabilidade na Construção Civil

A indústria da construção civil está sofrendo um grande problema atualmente, que é o desperdício de materiais, gerando um grande volume de entulhos. Porém, esta é uma fase boa, no qual se diz respeito à valorização profissional e expansão de mercado. Mas, seja em qualquer setor, é necessário que fiquem atentos a sociedade.

As questões ambientais veem sendo a maior preocupação e acabou se tornando o centro de discussões da sustentabilidade. Mostrando assim que, em todas as etapas da construção civil, se houver uma postura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com