TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da queda livre no Ensino Médio: história e experimentos

Por:   •  21/8/2015  •  Artigo  •  4.710 Palavras (19 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 19

O ESTUDO DA QUEDA LIVRE NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA E EXPERIMENTOS.

 Lahedson de M. Nunes (PQ)¹ ; Maycon M. Leal(PQ)2 ; Renária S. de Sousa(PQ)3; José Deuzimar Uchôa(PQ)4 ; Leônia. E. D. L. Costa (PQ)5

1 Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Angical -, 2Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Angical; 3Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Angical -, 4Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Angical -,  5Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Angical;

e-mail: mayconmarcos33@hotmail.com 

RESUMO

O presente artigo resulta do projeto de pesquisa: O Estudo da queda livre dos corpos no Ensino Médio: História e experimentos, com o objetivo de apresentar os resultados de uma abordagem sobre a queda livre numa perspectiva histórica do conhecimento e da experimentação. Trata-se de um tema importante em que a construção do conceito não é considerada fácil para os alunos quando se deparam com os novos conceitos a respeito do fenômeno gravitacional, além do interesse que desperta nos estudiosos, visto que a Física ainda não conseguiu estabelecer uma teoria consistente para o fenômeno da gravidade.

A pesquisa motivada no âmbito da Disciplina Pesquisa no Ensino da Física, do curso de Licenciatura em Física do IFPI/Campus Angical é exploratória, com abordagem qualitativa e descritiva, envolvendo a realização de oficinas, aplicação de testes com alunos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais das cidades de Água Branca e Regeneração do Piauí, com embasamento teórico de Ben-Dov (1996); Brennan (2008); Halliday e Resnick, (2011) Pereira (2009), Moreira e Masini (2006), PCN’s (1998); Alvarenga (2009).

PALAVRAS-CHAVE: Queda Livre, Ensino, História, Experimentos.

O THE STUDY OF FREEFALL IN HIGH SCHOOL: HISTORY AND EXPERIMENTS

ABSTRACT

 

This article is the result of the research project: Study of free falling bodies in Secondary Education: History and experiment, with the aim of presenting the results of an approach to free fall from a historical perspective of knowledge and experimentation. This is an important issue in the construction of the concept is not considered easy for students when they encounter new concepts regarding gravitational phenomena , besides the interest it arouses in scholars , since the physics still unable to establish a consistent theory for the phenomenon of gravity.[pic 2]

The research motivated under the Disciplinary Research in Physics Education , the Bachelor's Degree in Physics from the IFPI / Campus Angical is exploratory , descriptive and qualitative approach , involving workshops , application testing with high school students from public schools state of the cities of White Water and Regeneration of Piaui , with theoretical background of Ben - Dov (1996 ) ; Brennan (2008 ) ; Halliday and Resnick (2011 ) Pereira (2009 ) , Moreira and Masini (2006 ) , NCP's (1998 ) ; Alvarenga (2009 ) .


O ESTUDO DA QUEDA LIVRE NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA E EXPERIMENTOS.

INTRODUÇÃO

       Atualmente, os estudos apontam dificuldades sobre o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. Considerada para grande parte dos alunos um conhecimento difícil, complexo e abstrato, ela se apresenta distante da realidade, sem um significado real para o aluno. Desde o primeiro contato que acontece, por meio de recursos didáticos tradicionais como livros, apostilas, com questões para resolver,  não desperta muito, no aluno, o interesse em estudar a disciplina.

Este estudo parte de questões sobre a abordagem da Queda Livre dos corpos no ensino de Física. Por tratar-se de um conceito básico no ensino médio, portanto, de grande importância para os fundamentos da Mecânica, em que a construção do conceito causa controvérsias, não é fácil convencer os alunos de que o tempo de queda de um objeto independe da sua massa, pois eles vivenciam experiências de objetos que caem com interferência do ar.

Outra questão é o fato de os professores não disporem de equipamentos, em sala de aula, que demonstrem, por meio da experimentação, que os objetos em queda livre adquirem uma aceleração constante, como também não enfatiza a construção do conhecimento acerca dos estudos da Queda Livre que foi realizado tanto com Aristóteles como com Galileu Galilei. Isso faz com que o alunado tenha um conceito, a respeito do tema, diferente do seu sentido real.

Essas questões elencadas e as questões suscitadas no âmbito da Disciplina Pesquisa no Ensino da Física, do curso de Licenciatura em Física do IFPI/Campus Angical, levou à proposição do projeto de pesquisa: O Estudo da Queda Livre dos Corpos no Ensino Médio: História e Experimentos, que considerou a seguinte problemática: Como abordar o estudo da Queda Livre de modo a possibilitar aos alunos a apropriação de conceitos relevantes que o assunto oferece?

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da abordagem do estudo da Queda Livre, numa perspectiva histórica do conhecimento e da experimentação por considerar sua importância na apropriação dos conceitos básicos necessários para que o aluno possa acompanhar a disciplina durante o curso do Ensino Médio, numa proposta pedagógica capaz de inserir o aluno na problemática do estudo da gravidade, desde a antiguidade até os dias atuais.

      Diante da realidade do ensino da Física nas escolas brasileiras, percebe-se certo distanciamento e um descompasso entre o que se ensina em sala de aula e o que se tem como realidade, caracterizado por uma abordagem que valoriza a transmissão de informações através de aulas expositivas, voltadas para a resolução de exercícios algébricos. Dessa forma, compreende-se que se faz necessário o redimensionamento do ensino dessa ciência, visando a sua melhoria, a fim de desenvolvê-lo numa perspectiva mais histórica, social, ética, cultural, aproximando a Física das necessidades dos alunos e da sociedade na qual estão inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (113.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com