TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mistério da liberdade de Steven King

Resenha: O mistério da liberdade de Steven King. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA] "Um Sonho de Liberdade", de Stephen King

Posted by : Apenas Impressões Literárias sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sinopse: Com o título original "Rita Hayworth and Shawshank Redemption" (um dos contos da coletânea de contos do livro "As Quatro Estações" de Stephen King), "Um Sonho de Liberdade" é ambientado no ano de 1946 e conta a história do jovem e bem-sucedido banqueiro Andrew "Andy" Dufresne é sentenciado a duas penas consecutivas de prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e de seu amante, a serem cumpridas na Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine, comandada pelo religioso todavia cruel agente penitenciário Samuel Norton. Rapidamente, Andy se torna amigo de Ellis "Red" Redding, interno influente, também sentenciado à prisão perpétua, que controla o mercado negro do presídio. Ao longo das quase duas décadas de Dufresne na prisão, ele se revela um interno incomum, buscando seus objetivos através de seus próprios meios.

Resenha: Para muitos que ainda não sabem, "Quatro Estações" é uma coletânea de contos que faz muito sucesso entre fãs e afins de Stephen King. Dentre estes contos, posso ressaltar: "Conta Comigo" e "Um Sonho de Liberdade" que é a história-tema desta resenha.

Neste conto, somos apresentados a história de Andrew Dufresne, um banqueiro que é injustamente condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa e de seu amante. Dufresne é sentenciado à pena máxima por cada assassinato e tudo indica que ele vai morrer na prisão. Andrew é imediatamente levado para o presídio de Shawshank. Este lugar é famoso por ter um regime severo e pelo fato de ninguém nunca ter conseguido escapar de lá.

"Quando a pena é para toda vida... É exatamente isso que tiram de você..."

A situação de Andrew não é das melhores. Ele está completamente desnorteado, perdeu a esposa que amava, descobre que estava sendo traído e ainda se vê privado do bem mais preciso que um ser humano pode ter: a liberdade!

Nos seus primeiros dias em Shawshank, Andrew é brutalmente espancado por se recusar a fazer alguns "favores sexuais". Após sair da enfermaria, ele faz amizade com outro prisioneiro: Ellis Boyd, vulgo Red. Eles formam uma dupla ímpar. Enquanto um sonha com a liberdade, o outro não sabe o que faria "com essa tal liberdade", já que está há tanto tempo naquele lugar. Red também é "o cara" que consegue tudo dentro da prisão. Portanto, Dufresne não poderia ter um amigo melhor enquanto estivesse em Shawshank.

Por ser um profundo conhecedor de finanças, já que esse era o seu ofício enquanto "cidadão livre", Andrew se apresenta ao Diretor do presídio, que o elege à gerente da Biblioteca de Shawshank. Ele passa a ser manipulado pelo Diretor que participa de um esquema de corrupção de desvio e lavagem de dinheiro... Ou, pelo menos, faz com que o Diretor pense dessa forma!

"Há lugares no mundo que não são feitos de pedra...E há algo dentro de nós que eles não podem tocar"

Andrew passa vinte anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com