TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O povo brasileiro

Seminário: O povo brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 24 de março de 2013 teve inicio o modulo II, o qual se destina a uma abordagem histórica da educação brasileira. A importância das escolas jesuítas, as aulas régias, a educação das elites no Brasil Colônia, a identidade do profissional de hoje. Todos esses temas propiciaram uma melhor contextualização histórica do povo brasileiro e da educação desde inicio.

Para tal compreensão se faz necessário estudarmos a educação por meio da historia para entendermos como e porque chegamos aqui, pois é através da história que podemos verificar os acontecimentos ocorridos ao longo do tempo. A história do povo brasileiro é rica em detalhes que nós faz compreender a sequencia dos acontecimentos.

O povo brasileiro é resultado do cruzamento de três elementos diferentes: branco, índio e negro. Os índios foram sem dúvida os primeiros habitantes do Brasil, que juntamente com os brancos e negros formam a etnia brasileira. Os índios, com suas características diferentes da raça branca, se espalhavam por todo o território brasileiro, organizados em tribos que se dividiam conforme a língua e costumes.

As tribos indígenas mais importantes foram tupis, tapuias, caribas e nuruaruques, estas tribos eram mais desenvolvidas culturalmente, porém foram os tupis que tiveram o primeiro contato com os colonizadores. Quando os jesuítas chegaram criaram colégios onde ensinavam leitura, escritas, e o catecismo, estes colégios eram verdadeiros centros de colonização, estes locais eram chamados de missões. Os jesuítas procuravam manter os índios fora do contato com os brancos, a fim de protegê-los, os jesuítas foram os responsáveis pela educação no Brasil por mais de duzentos anos, até serem expulsos pelo Marquês de Pombal, que instituiu as aulas régias. Desde as aulas régias até os dias de hoje muitas coisas mudaram, as escolas de hoje são responsáveis pela educação e também pela formação de seus cidadãos.

Quando falamos em educação nos referimos a varias formas de apropriação do conhecimento, o ser humano adquire conhecimento o tempo todo em todo lugar desde que haja contato social, a educação é então pratica social que tem como objetivo socializar e humanizar culturalmente. O ser humano produz e recebe conhecimento o tempo todo, nas diferentes atitudes e atividades, podendo assim haver uma recíproca de aprendizado. Mas nem sempre foi assim, pois no período de ditadura militar as escolas formavam cidadãos para resignação, submissão, obediência e aceitação de verdades prontas e imutáveis, onde não eram aceitos questionamentos, neste período de ditadura tudo e todos eram vigiados a todo o momento, foram tempos difíceis da historia do Brasil, direitos sociais e políticos foram esquecidos.

Estudar este módulo me fez compreender mais sobre a educação brasileira e o conhecimento adquirido durante o estudo e discussão com os colegas para a realização das pratiques, vão me ajudar bastante nas reflexões sobre a educação, as transformações que ocorrem na escola e também sobre o meu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com