TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Povo Brasileiro

Ensaios: O Povo Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

O povo Brasileiro

A formação do mundo onde vivemos faz todo sentido para os dias de hoje. Explica-nos melhor como e por que temos todo esse jeitinho brasileiro de ser.

Pra lá dos anos mil foram descoberto cartas que falavam sobre uma ilha chamada Brasil, Significando que a origem do nome não vem da árvore pau-brasil. Biologicamente nosso país já existia e os indígenas puderam presenciar toda essa beleza e serem tão simples, a ponto de identificar por nome qualquer bicho por menor que fosse. Para os índios sua maior riqueza era o conhecimento, para eles a finalidade da vida era viver.

O Cunhadismo

Surge o cunhadismo para que a ocupação do Brasil pudesse ocorrer. Para o colono era de extrema conveniência formar vínculos familiares com indígenas, pois esses lhes serviriam para extração de pau-brasil e outros produtos tropicais. Sendo assim, portugueses trocavam suas bugigangas pelo pau-brasil.

Mistura de Raças

Neobrasileiros (conjunto das raças imigradas e seus descendentes após a descoberta da América), índios e negros. Três raças a se desenvolver no país. Deu-se mais impacto então, pelo fato da mineração aurífera surgir dando novas atividades para sustentar a maquina mineradora. Permitindo assim, a inclusão de diferentes etnias e a expansão para o interior do país. A mineração atraiu levas de gente de todos os cantos, e essas foram forçadas a conviver.

Aprendemos bastante com os índios como saber se virar sozinhos, uso de chás para ajuda na cura de doenças entre outros, o mais importante é saber que podemos viver com a natureza de forma pacífica. “Nós somos a contemporaneidade dos milênios”, “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados”. Diz Darcy Ribeiro, ou seja, somos o seguimento desses povos até os dias de hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com