TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O primeiro relatório intercalar

Tese: O primeiro relatório intercalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  3.108 Palavras (13 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 13

Primeiro relatório parcial

A turma que observei para desenvolver meu trabalho é composta por alunos do 5º ano do ensino complementar de alfabetização do ensino fundamental. São 25 alunos com faixa etária entre 09 e 10 anos. São na sua maioria carentes, de famílias desestruturadas, pais separados ou que vivem em constantes conflitos, muitos alunos vivem em abrigos, com avós ou outros parentes. A turma apresenta o desenvolvimento de aprendizagem dentro dos objetivos esperados para o ano de estudo. Apesar de todas as dificuldades familiares e individuais possui facilidade de aceitação e percepção do todo. Se mostrou bem curiosa e entusiasmada com e como será desenvolvido o tema apresentado. Todos os envolvidos demonstraram grande interesse e já se posicionaram. Alguns criticamente. e outros emocionalmente frente ao que será discutido. São alunos que moram em aglomerados e/ou locais de alto risco. A Escola Estadual São Pedro e São Paulo que fui visitar e escolhi para fazer meu trabalho situa-se em um bairro de periferia, mas apesar disso é bem equipada, tem a estrutura física adequada ao número de alunos e corresponde as necessidades de seu público. Os gestores e supervisores são bem receptivos e abertos, apresentando um trabalho flexível, planejamentos coletivos e dão muito apoio ao corpo docente e a toda sua clientela escolar.

As salas são bem amplas, arejadas e bem iluminadas apresentando um ambiente alfabetizador, com cartazes, murais, cantinho de leitura com livros diversos, jornais e revistas, e muitos jogos pedagógicos. Os alunos podem ser organizados em grupos, duplas ou círculos para rodas de conversas ou de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos.

Na sala de aula são usados recursos diversos: Livro didáticos, de histórias, quadro de giz branco, cartazes, panfletos, músicas, desenhos e imagens, papéis variados, materiais recicláveis, cadernos, lápis, borrachas, tesouras e colas, atividades xerocadas e algumas livres, para desenvolver o pensamento, a criatividade, a participação e o interesse da turma.

Segundo relatório parcial

A abordagem do tema “Consciência Negra” foi escolhido para dar sequência aos conteúdos programáticos para o ano de escolaridade. Os conteúdos são: Leitura, oralidade, escrita, artes.

Os alunos serão levados a pesquisar, conversar entre e si e com seus familiares sobre o que está sendo estudado e a importância do envolvimento de todos para a riqueza e melhor compreensão do trabalho. Por uma turma de bom desempenho serão então conduzidos através de uma discussão sobre o Dia Nacional da Consciência Negra. Criando situações polêmicas para dar sentido aos alunos do tema em questão. Todos poderão expor suas opiniões e dar sugestões que irão enriquecer mais o trabalho tornando-o mais participativo e dinâmico.

O conteúdo foco é a educação voltada para a conscientização da importância do negro para a constituição da nação brasileira e principalmente, de respeito à diversidade humana e a abominação do racismo, do preconceito e de e qualquer forma de discriminação desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança cultural trazida pela influência africana.

È base para todo ser humano, em seu desenvolvimento, o autoconhecimento. Não adianta introduzir conhecimentos matemáticos, linguísticos, geográficos, científicos ou outros se eles ou elas não se identificam com o meio em que vivem, não se conhecem como sujeitos de sua história e assim não se sentirem integrados a sociedade de maneira igualitária, com justiça e fraternidade.

Por isso os conteúdos trabalhados com o tema citado, serão importantes para a formação e conscientização de todos os envolvidos. Levando-os a se tornarem cidadãos conscientes de que todos somos iguais nas diferenças.

Terceiro relatório parcial

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura mais ativa porém permissiva diante do preconceito racial que atinge os povos afro-descendente da sociedade brasileira. Nesse sentido, viu-se necessário criar políticas públicas específicas para reversão desse quadro discriminatório. No campo educacional, promover uma educação voltada para o respeito e convivência harmoniosa com a diversidade exige um trabalho com temáticas significativas, proporcionando as crianças desde a mais tenra idade desenvolver o diálogo, a interação e levando-as a tomar consciência de suas raízes históricas. Auxiliando-as assim, a constituir sua cultura e serem capazes de formar uma nação brasileira livre do preconceito, do racismo e de qualquer forma de discriminação social.

Trabalhar a diversidade étnico-racial não deve se restringir apenas no dia 20 de novembro, mas sim, deve ser inserido no currículo escolar em todas as áreas do conhecimento de acordo com a lei federal nº 10.639. Formar cidadãos conscientes de que todo ser humano é digno de respeito, de valorização e de liberdade de expressão é dever de todos nós envolvidos no trabalho educativo.

A abordagem do tema “Consciência Negra” foi escolhido para dar sequência ao conteúdo programático previsto para o ano de escolaridade mencionado. Serão feitas adequações sobre o tema de acordo com o perfil da turma já citado no segundo relatório parcial e as necessidades surgidas no decorrer dos trabalhos.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país. Com esse tema podemos contribuir para uma melhor inserção dos alunos na comunidade, identificando seus problemas, suas características, as mudanças e permanências de local, a construção da identidade, da cultura, a participação dos sujeitos, suas inserções e relações com o Brasil e o mundo. Ao estudarmos sobre o racismo, os alunos são motivados a compreender como isso acontece nos dias atuais e redescobrir suas origens dentro do cenário da formação do povo brasileiro.

Pensando em orientar, motivar e auxiliar no desenvolvimento pessoal da turma sobre o que é ter realmente uma consciência negra voltada para a compreensão, aceitação, valorizar, o convívio pacífico, emocional, afetivo verdadeiro, é que se faz necessário trabalhar com esse tema tão polêmico mas tão importante para que a nossa sociedade se torne realmente um lugar de convivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com