TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que significa afirmar o que “somos feitos de tempo”?

Tese: O que significa afirmar o que “somos feitos de tempo”?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

O trabalho a ser apresentado possui diferentes perguntas a qual foi discutida entre os colegas do grupo. Relatamos sobre a história da educação e sobre como ela vai se modificando com o passar do tempo. E cada ser possui sua personalidade e sua opinião.

PERGUNTAS SOBRE O ASSUNTO

PERGUNTA 1

O que significa afirmar o que “somos feitos de tempo”?

Resposta:

Essa expressão “somos feitos de tempo” é que antes de nascermos havia uma história dos nossos antepassados , a qual cada um é feito de história , onde os momentos são marcados em cada geração . Como de exemplos na história cultural: A lei Aurea assinada pela Princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888. A 1ª escola fundada em Salvador em 1549, pelo Padre Manoel da Nobrega para colonizar os índios. Enfim, tudo o que fazemos hoje é resultado das heranças culturais deixadas pelos nossos antepassados. Estamos inclusos no mundo de qualquer forma.

PERGUNTA 2

Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.

Resposta:

Porque pessoas diferentes, com tem culturas diferentes contam histórias em situações adversas, analisando os fatos de acordo com o seu entendimento. Porque a história vai se modificando ao longo do tempo é cada um possui a sua conclusão, sua personalidade, mas nunca deixando de lado a sua essência histórica. Podemos ter como exemplo: O NOVO TESTAMENTO BIBLICO, no qual os discípulos (livros) Marcos, Mateus, Lucas e João narraram histórias que vivenciaram juntos, mais com pontos de vista diferentes.

PERGUNTA 3

Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da história da Educação.

Antônio Nóvoa resume o “Para que a história da educação?” - Ele acredita que serve para cultivar um saudável ceticismo, ou seja, é cada vez mais importante num universo educacional dominado pela inflação de métodos, de modas e de reformas educativas. Aprender a revitalizar as ideias e as propostas educativas, e a percebê-la no tempo, é uma condição de sobrevivência de qualquer educador na sociedade pedagógica dos nossos dias. Uma das funções principais do historiador da educação é compreender a lógica de múltiplas identidades locais, étnicas, culturais e religiosas. Para pensar os indivíduos como produtores da história, marcada pelas palavras do cineasta Manuel de Oliveira "O presente não existe sem passado, e estamos a fabricar o passado todos os dias. Ele é um elemento de nossa memória, é graças a ele que sabemos quem fomos e como somos". Assim vemos que somos criadores da história, nos colocando diante a um patrimônio de ideias, de conteúdos, experiências e analisarmos o que somos hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com