TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos Feitos Do Tempo

Artigo: Somos Feitos Do Tempo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Para discorrer sobre a questão, baseiem-se na afirmativa: “A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”

A preservação da memória histórica

A memória histórica deve ser preservada, ela é a herança de uma geração para outra. Sem a história como saberíamos quem foi nossos antecessores, como viviam, quais eram suas necessidades.

A história existe por causa do tempo e das pessoas que a vivenciam, sem isso não a temos. A cultura, a origem, a sociedade também influenciam a memória histórica. Cada geração assimila a herança cultural do passado e estabelece projetos de mudança, pois nem sempre o que foi bom ou que era certo no passado é bom ou correto para o presente. Com isso surgem as mudanças, e a história é o tempo todo reescrita.

A cada dia surge um fato novo para acrescentarmos na história, por isso que ela nunca é idêntica em todos os tempos e nem em todos os lugares.

Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos para saber o que seremos”.

“Porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Esta é a diferença profunda entre ser condicionado e o ser determinado” (FREIRE, 2005, p. 53).

O homem, como ser de relações, desafiado pela natureza, a transforma com seu trabalho; e que o resultado desta transformação, que se separa do homem, constitui seu mundo. O mundo da cultura que se prolonga no mundo da história (FREIRE, 2006, p. 65).

Afirmar que somos feitos de tempo é dizer que somos seres históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.

A historia da educação foi por um bom tempo ignorado e considerada pouco nobre para alguns pesquisadores. A Partir da reestruturação do campo disciplinar da historia da educação do rompimento com o seu modelo fundador abriu-se então os olhos dos pesquisadores, para umas multiplicidades de novos objetos e temas de pesquisa com novas e diversas possibilidades e interpretação de leituras. A história da educação é importante para cultivar uma duvida saudável e a promover pessoas criticas.

Vivemos com pessoas de diferentes religiões e culturas, por isso a história precisa cumprir o papel de ajudar as comunidades e as pessoas a dar um sentido ao seu trabalho educativo. A história nos diz de onde viemos e quem somos, assim temos um ponto de partida para darmos continuidade.

O mundo tecnológico que vivemos atualmente só existe devido a História, como ressaltou o grande cineasta Manuel de Oliveira: “O presente não existe sem o passado e estamos a fabricar o passado todos os dias”. O passado é um elemento da memória, é graças a ele que sabemos quem somos e como somos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com