TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que significa dizer que "somos feitos de tempo"?

Resenha: O que significa dizer que "somos feitos de tempo"?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

O que significa afirmar que “somos feito de tempo”?

Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos para saber o que seremos”.

“porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Esta é a diferença profunda entre ser condicionado e o ser determinado” (FREIRE, 2005, p. 53).

O homem, como ser de relações, desafiado pela natureza, a transforma com seu trabalho; e que o resultado desta transformação, que se separa do homem, constitui seu mundo. O mundo da cultura que se prolonga no mundo da história (FREIRE, 2006, p. 65).

Somos feitos de tempo é como dizer que somos seres históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, é a partir daí que então, criamos nossos projetos e as mudança necessárias.

Somos históricos, já que nossas ações e pensamentos e atitudes mudam no tempo, à medida que deparamos com novos desafios não só da vida pessoal e profissional , como também das experiências vivenciadas em sociedades . É a partir daí que produzimos a nós mesmos, e a cultura a que pertencemos.

Cada geração apropriar-se da herança cultural dos antepassados e cria projetos e mudança. Estamos inseridos no tempo, devemos sempre olhar paro o passado com um olhar diferenciado ,pois só assim iremos compreender o presente,e com isso realizarmos as mudanças necessárias para o futuro ,e assim marcar a nossa vida e nossa história deixando a nossa contribuição para as gerações futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com