TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um empresário?

Ensaio: O que é um empresário?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Ensaio  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

1.O que é um empreendedor? Inclua a percepção sobre o perfil empreendedor de empreendedor de sucesso? E a sua importância para a sociedade e o indivíduo?

Um empreendedor é o “motor da economia”, um agente de mudanças. Associa-se o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar seu sonho em realidade. Enfatizo as características pessoais de Luísa por serem importantes na sua vida como empreendedora de sucesso. Sendo ela “criativa e indomável”, procurava aprender a partir de conversas, momento em que se colocava no lugar do outro.

O empreendedor para a sociedade, é responsável pelo crescimento econômico e pelo desenvolvimento social. E para o indivíduo, geração de autonomia, auto realização e busca dos sonhos.

2....diga qual a importância da admiração de Luísa pela madrinha na sua tomada de decisão em se tornar uma empreendedora?

Os empresários de sucesso são influenciados por empreendedores do seu círculo de relações (família, amigos) ou por líderes ou figuras importantes, que são tomados como “modelos”. Apesar de não ser de família de empreendedores, Luísa tomou como modelo a madrinha Fernanda, uma empreendedora de iniciativa e autonomia. Esses valores tiveram grande influência sobre ela. O vírus do empreendedorismo foi inoculado em Luísa por sua madrinha, pessoa que ela tomou como modelo.

3. Luísa era uma estudante de odontologia.... Relacione este momento com a diferença entre a ideia e oportunidade?

Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva a capacidade de distinguir entre ideia e oportunidade, praticando sempre. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma ideia, mas apenas um estudo de viabilidade, que pode ser feito por meio do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em bom negócio.

Fontes de ideias: ex.Negócios existentes: pode haver excelentes oportunidades em negócios em falência. É lógico que os bons negócios são adquiridos por pessoas próximas (empregados, diretores, clientes, fornecedores).

Sobre a oportunidade : ex. Ela deve se ajustar ao empreendedor. Algo que é uma oportunidade para um pessoa pode não ser para outra, por vários motivos (perfil individual, motivação, relações etc.).

4. Educação empreendedora deve ser oferecida da educação infantil até a universidade. Após a leitura dos capítulos iniciais coloque sua opinião sobre este ponto.

A imagem já existe, mas não está à vista. O processo de revelação faz com que

ela apareça. Desenvolver significa dinamizar, tornar ativo algo que já existe. A educação empreendedora tem por objetivo desenvolver, tornar disponível para uso um potencial presente na espécie humana: o espírito empreendedor. A importância do estudo desde a infância tem como objetivo despertar, enxergar o espírito empreender desde cedo.

5. Descreve como Luisa pediu ajuda e correlacione com os tipos de recursos utilizados pelos empreendedores para construírem o seu negócio?

Luísa pediu a ajuda ao professor Pedro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com