TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma célula e quais são os dois tipos principais?

Tese: O que é uma célula e quais são os dois tipos principais?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Tese  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. Portanto, todos os organismos vivos são compostos por células, de acordo com a Teoria Celular.

Os dois tipos básicos de células são procarióticas e eucarióticas.

De maneira geral, podemos dizer que as células procarióticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca.

Já a célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.

2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

. Essas biomoléculas atuam como unidades construtoras das células animais; são elas: a água, os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RNA.

Funções das Biomoléculas

• Energéticas – fornecer a energia necessária ao metabolismo bem como à produção de calor

• Plásticas – fornecer matéria para formação, crescimento e reparação

• Reguladoras – regulação dos processos metabólicos e funcionamento das células,órgãos e aparelhos

3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Ao ser observado no microscópio eletrônico, a membrana plasmática apresenta uma estrutura constituída por dupla camada de lipídios (fosfolipídios) em posição central, na qual estão fixadas moléculas de proteínas e carboidratos. As proteínas estão inseridas entre a bicamada lipídica, ao passo que os carboidratos estão voltados apenas para o meio extracelular. Essa organização molecular da membrana plasmática é bem dinâmica e foi denominada

"modelo mosaico fluido", sendo o modelo estrutural básico dessas membranas. Portanto, baseando-se nesse modelo estrutural, podemos dizer que a membrana plasmática é fluida, assimétrica e com permeabilidade seletiva.

O transporte de moléculas através da membrana plasmática pode ser dividido em dois tipos principais: o transporte passivo e o transporte ativo.

4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

Estruturalmente, o mitocôndrio apresenta um sistema duplo de membranas, sendo uma membrana externa e uma interna, formando dois compartimentos: a matriz mitocondrial e o espaço intermembranoso.

A mitocôndria (mitocôndrio, no singular) são organelas responsáveis pela respiração celular. Estas organelas são especializadas na produção de energia celular, a partir da síntese de ATP.

5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funçõesde cada um?

O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular.

Distinguem-se basicamente dois tipos de tecidos epiteliais, segundo sua estrutura e função,sendo eles o epitélio de revestimento e o epitélio glandular.

Os epitélios de revestimentos, como o próprio nome sugere, revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubo digestório, mucosas das fossas nasais, árvore respiratória etc. Já os epitélios glandulares são formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e sudoríparas.

Não podemos deixar de falar de um tipo especial de epitélio, cuja função é captar estímulos externos como luz, odor, gosto, denominado neuroepitélio.

6) Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

O tecido conjuntivo caracteriza-se pela presença de diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular. A matriz extracelular é composta pelas chamadas fibras do conjuntivo e pela substância fundamental amorfa, que é uma substância transparente que parece um gel semi fluido,composto por polissacarídeos, glicoproteínas, fibras colágenas e elásticas.

Do ponto de vista funcional, o tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos e órgãos do corpo humano, estabelece a integração entre os diferentes tecidos corporais, bem como regula a troca de nutrientes, gases e metabólitos entre os tecidos e sistema circulatório. Também está envolvido no armazenamento de gorduras em seus adipócitos e participa das defesas do organismo, fazendo uma barreira contra a entrada de micro-organismo e participando do sistema imune, por meio de suas células. Não podemos deixar de lembrar que as células e as fibras do tecido conjuntivo participam ativamente do processo de cicatrização e reparo após lesões teciduais.

O tecido conjuntivo pode ser classificado em:

Tecido conjuntivo propriamente dito: pode ser frouxo, denso (modelado ou não modelado).

Tecido conjuntivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com