TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos

Ensaio: O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Ensaio  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 5

O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.

É uma unidade estrutural e funcional dos seres vivos, portanto todos os seres vivos são compostos por células, de acordo com a teoria celular, as células mais básicas que existem são as células procarióticas e células eucarióticas, as células procarióticas são pobres em membranas e sem organelas, e o seu núcleo está organizado pelo envoltório nuclear chamado de carioteca, a célula eucariótica é composto por um rico sistema de membranas, organelas e o seu núcleo está envolvido pela carioteca protegendo seu material genético.

Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?

São as águas, carboidratos, os lipídios as proteínas e os ácidos nucléicos DNA e RNA.

As águas tem função de principal solvente celular,sendo capaz de ligar a varias outras moléculas, pois a tendência dos íons é se combinar com outros eletricamente inversos sendo assim a água é indispensável para todas as atividades metabólicas.

Os carboidratos são considerados maiores fontes de energia para o metabolismo celular, podem ser encontrados sobre a forma de monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os lipídios alem da função de reserva energética, eles são importantes na manutenção da temperatura do corpo e também são os principais componentes das membranas celulares.

As proteínas são as moléculas mais importantes do nosso corpo necessárias para todas as funções básicas das células são compostas por unidades repetidas de aminoácidos, cujo numero, tipo e sequência podem diferenciar os inúmeros tipos de proteínas.

RNA e DNA que são ácidos nucléicos de grande importância biológica estão relacionados com controle da atividade celular e com armazenamento de informações genéticas.

Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Composta por uma dupla camada de lipídios, tendo carboidratos ligados a sua face externa de proteínas inseridas na dupla camada formando canais importantes para o transporte de substancias, na membrana existem dois tipos de transporte que são os transportes passivos e transportes ativos.

Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?

mitocôndria é composta pela membrana externa, espaço interno, Cada mitocôndria tem duas membranas, uma externa e outra interna, de constituição e espessura semelhantes à membrana plasmática. A membrana interna apresenta dobras, formando as chamadas cristas mitocondriais, mais ou menos numerosas. O interior da mitocôndria é repleto de um material de consistência fluida, chamado matriz mitocondrial.

A principal função da mitocôndria é respiração celular, especializadas na produção de energia celular a partir da síntese de ATP.

Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?

É formado por células justapostas, intimamente aderidas umas às outras com pouco material extracelular entre elas.

Existem dois tipos de epitélios: epitélio de revestimento que reveste as superfícies externas e as cavidades corporais como pele, cavidade bucal, tubo digestório, e os epitélios glandulares com função de capacidade de secreção, com por exemplo as glândulas salivares e as glândulas sudoríparas.

Como é constituído o tecido conjuntivo e quais são as suas funções? Como o tecido conjuntivo pode ser classificado?

Apresenta diversos tipos celulares separados por abundante material extracelular ou matriz extracelular, que é composta por fibras colágenas e elásticas e por um gel semifluido, que se chama substancia fundamental amorfa. A principal célula do tecido conjuntivo é o fibroblasto que tem a função de sintetizar as fibras e a matriz celular, o tecido conjuntivo proporciona a sustentação estrutural e metabólica para os tecidos dos órgãos do corpo humano, que além disso ele estabelece a integração entre os diferentes tecidos corporais, bom como regula a troca de nutriente, gases e metabólitos entre os tecidos do sistema circulatório e também responsável pelo processo de cicatrização.

Ele pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido de propriedades especiais.

Quais são os tipos de cartilagens encontradas?

Existem três tipos de cartilagens que são a cartilagem hialina, cartilagem elástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com