TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ODS 16 - APOL UNINTER

Por:   •  31/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

A cada ano de eleição que o Brasil vive, pode-se notar que cada vez mais os eleitores estão buscando serem realmente representados pelos atores políticos. A busca por espaço nos setores de grande importância para a sociedade é cada vez maior, tentando suprir o vazio que muitos grupos alijados sentem ao olhar para essas esferas de poder. Apesar dos avanços alcançados a cada ano, o cenário próximo do ideal ainda está longe de acontecer. Segundo o Mapa das Mulheres na Política 2020 publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Interparlamentar (UIP), “a paridade de gênero em parlamentos só será alcançada em meio século”. (https://www.ipu.org/women-in-parliament-2020)

Para tentar solucionar esse e outros problemas é que foi pensado e desenvolvida a Agenda 2030, essa que é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. Esse plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estado-membros da  Organização Das Nações Unidas – ONU,  com o compromisso de seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1) para os próximos 15 anos, 2016-2030.

Entre os 17 objetivos firmados pela Agenda 2030, está o de Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Esses objetivos podem ser colocados em prática por governos, sociedade civil, setor privado e cidadãos. Sendo assim, algumas instituições e pessoas já começaram a fazer a sua parte, como foi o caso da Apple. A companhia divulgou um conjunto de novos projetos importantes como parte da sua Iniciativa sobre Equidade e Justiça Racial (Racial Equity and Justice Initiative, ou REJI). Entre os projetos está o investimento de US$25 milhões, além de fechar parcerias com a Southern Company e uma série de outras empresas, para criar um ambiente de educação e especialização acessível para comunidades negras.

Muitas instituições buscam promover cada vez mais a participação das pessoas em ambientes políticos e posições de decisão em geral. No Brasil, essa busca começa pelos ambientes educacionais. A própria escola é pensada com esse intuito, conforme se pode verificar nas Leis de Diretrizes e Bases “Art. 3°. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (…) VII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; (…).

A gestão democrática e envolvimento da comunidade no processo de construção da educação e da escola, pode acontecer através de Conselhos Escolares, Conselhos de Classe, Associações de Pais e Mestres, Grêmio Estudantil e existem também os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais de Educação. Abrir esses ambientes para que cada vez mais pessoas possam compreender a importância de sua participação nos processos de decisão, formação das instituições e elaboração das leis é fundamental para   a construção de uma sociedade mais democrática em todos os sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com