TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OIT NASCE PARA IGUALDADE SOCIAL

Ensaios: OIT NASCE PARA IGUALDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 Introdução........ 4

2 desenvolvimento 5

3 a visão de um empreendedor 6

4 burocacia para abertura de uma empresa 7

5 Organizando as contas 8

6 dre uma ferramenta a mais 10

7 Estruturas de mercado 11

8 Simulações matemática 12

9 Conclusão........ 14

Referências............ 15

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos perceber outra face da administração em uma empresa, pois nesta etapa abordaremos assuntos sobre matemática, economia e contabilidade.

Vamos descobrir algumas regras fundamentais para quem quer abrir ou gerenciar uma organização.

Conseguiremos através de este estudo olhar mais detalhadamente para cada assunto abordado neste semestre, conseguiremos simular situações e principalmente buscar soluções.

Temos como base de estudo, uma das marcas mais importante no setor de chocolates a “Cacau Show”, com está historia real vamos poder entender a diferença entre pessoas que sabem o que fazem das que não sabe o que fazer e nem como fazer.

2 DESENVOLVIMENTO

Alexandre Tadeu da costa, que hoje é um empresário de sucesso, começou na adolescência trabalhando como muitos fazem nos dias de hoje, vendendo produtos de porta em porta.

Alexandre saiu vendendo produtos de uma fabrica de chocolates, mas como o seu interesse era vender e ganhar o seu dinheiro não se preocupou em conhecer a fundo os intens. que iria vender.

Ele conseguiu alcançar o seu objetivo que era vender o máximo possível e quando chegou com seus pedidos a fabrica, descobriu que venderá produtos que não eram fabricados.

A fabrica por sua vez não se interessou em confeccionar os ovos de 50 gramas que Alexandre havia vendido assim Alexandre havia arrumado uma tremenda dor de cabeça.

Alexandre tinha algumas alternativas para fugir deste problema que surgiu por falta de informação, ele poderia sumir sem dar satisfação às pessoas a quem ele vendeu o produto, poderia conversar com cada um deles e explicar o ocorrido ou pior dizer que a fabrica não conseguiu dar conta de todos os seus pedidos.

Na verdade Alexandre pensou em honrar sua palavra e por isso comprou barras de chocolates, formas e decidiu confeccionar os ovos de 50 gramas, como não poderia dar conta sozinho, procurou alguém para lhe ajudar e com muito esforço e horas exaustivas de trabalho consegue honrar sua palavra e entrega todos os ovos pedidos.

3 A VISÃO DE UM EMPREENDEDOR

Alexandre mesmo passando por grande momento de sufoco consegue perceber uma oportunidade de iniciar seu próprio negocio.

O dinheiro obtido com a venda de chocolates, Alexandre investe em uma nova produção de chocolates. Com a ajuda do pai que lhe cedeu uma sala sem custo por seis meses, assim iniciava precariamente sua empresa.

Com esta nova decisão Alexandre também muda sua visão, pois se antes o importante era vender agora a preocupação se estendia em vender, produzir produto de qualidade e ganhar mercado. Lembrando que já existia fabrica equipada para a produção de chocolates e ele começara precariamente sem muitos recursos, para competir deveria investir em novas ideias.

Para um bom empreendedor ter uma visão ampla e clara sobre seu negocio faz toda diferença, já que quando o olhar busca imaginar somente o sucesso e o dinheiro a chance de não dar certo o seu negocio é maior.

Tendo uma visão de que as coisas não serão fáceis e que é necessário ao longo do caminho repensar e até mesmo fazer mudanças facilita para a melhoria de seu empreendimento.

4 BUROCACIA PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA

Olhando para a história de Alexandre parece fácil abrir uma empresa, basta ter um dinheirinho e pronto. Não é bem assim, este tipo de pensamento é o que faz com que muitas pessoas fechem as portas de seu negocio em pouco tempo de funcionamento.

No Brasil segundo dados do Banco Mundial para se abrir uma empresa leva 152 dias, este é um dos motivos que levam muitos empreendedores a ficar na ilegalidade. Por isso deve se pensar bem no produto que vai produzir, na concorrência que ira enfrentar, na estrutura, no capital e muitas outras coisas, sem contar na parte burocrática que é a apresentação de uma série de documentos e formulários que podem variar de um estado para o outro, vamos ver alguns destes documentos: Contrato Social (documento mais relevante no processo de abertura. Nele, devem estar definidos claramente os seguintes itens: Interesse das partes; Objetivo da empresa); CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, registros que mostra ao poder público que sua empresa já está apta a pagar imposto); Alvará de funcionamento (licença concedida pela Prefeitura, permitindo a localização e o funcionamento de estabelecimentos; Cadastro na previdência social (para contratação de funcionários); Aparato fiscal (Notas Fiscais e a Autenticação de Livros Fiscais); não podemos esquecer também que cada categoria precisa de um registro específico como por exemplo: um escritório de engenharia precisa ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), um consultório médico no CRM (Conselho Regional de Medicina) e assim por diante.

Pode ser burocrático, demorado, mas se você fizer este passo a passo com certeza sua empresa não terá problemas futuros.

5 ORGANIZANDO AS CONTAS

Para gerenciar uma empresa podemos nos basear na administração de uma casa, para conseguir se manter organizada é necessário termos um planejamento, um controle que possa nos mostrar todos os gastos de cada mês, claro que uma empresa tem muito mais itens para controlar por isso é necessário um livro que conste tudo que entra e sai da empresa. E ai que entra o fluxo de caixa que é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões. Tudo que se refere à empresa vai para este fluxo de caixa.

Veremos agora seis ideias que podem ajudar muito na elaboração e controle deste livro que chamamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com