TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lidade Na Educação, Especificamente No Contexto Da Escola pública, Pois Vivemos Hoje Numa Cultura Que Almejamos Uma Ordem Social Pautada Em Valores Como A Justiça, A Igualdade, A Qualidade E A Participação Coletiva Na Vida pública E Política De To

Trabalho Universitário: Lidade Na Educação, Especificamente No Contexto Da Escola pública, Pois Vivemos Hoje Numa Cultura Que Almejamos Uma Ordem Social Pautada Em Valores Como A Justiça, A Igualdade, A Qualidade E A Participação Coletiva Na Vida pública E Política De To. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

lidade na educação, especificamente no contexto da escola pública, pois vivemos hoje numa cultura que almejamos uma ordem social pautada em valores como a justiça, a igualdade, a qualidade e a participação coletiva na vida pública e política de todos os membros da sociedade, ao mesmo tempo em que busca uma vida digna para todas as pessoas. A resistência em mudar esta realidade que sustenta um perfil excludente da educação, em que as “categorizações” das pessoas por suas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas ainda estão em evidência é preciso um trabalho de ressignificação de valores, onde a ética e a cidadania devem estar em evidência, pois se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva, qual seria então a nossa contribuição concreta para a transformação social na escola pública?

Se o primeiro passo foi à luta pelo acesso, em que os resultados já são visíveis, o segundo está na conquista da qualidade da educação para cada um e para todas as pessoas, de forma a consolidar a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os seres humanos. Dessa maneira, estaremos combatendo as exclusões em suas distintas formas de manifestação.

Estas questões e outras serão abordadas no Trabalho Monográfico como um processo de reflexão e busca de caminhos possíveis para que o processo de inclusão social se caracterize de fato, sem segregações, para que a educação, descrita na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, como um direito de todas as pessoas, considerando-o como imprescindível ao seu pleno desenvolvimento e ao seu preparo para o exercício da cidadania.

O referido trabalho, de conclusão de Curso será dividido em três capítulos, descritos da seguinte forma.

O primeiro capítulo irá abordar o Processo Inclusivo na Escola

14

Pública – desafios, limites e possibilidades, propondo um resgate histórico do processo ed

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

ucacional, pois ao retomarmos o contexto educacional, estaremos formando as primeiras instâncias para a efetivação de processos mais cidadãos.

No capítulo segundo será enfatizado o tema: Uma janela aberta para um olhar mais holístico do aprender, proporcionando o resgate e a maximização do potencial de cada pessoa inclusa no processo de aprendizagem.

Finalizando, no último capítulo será enfatizado o tema construindo escolas inclusivas, dentro de uma abordagem que oriente os eixos referenciais contidos no Projeto Político Pedagógico das Instituições de Ensino.

15

2 JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a complexidade do tema a Inclusão Social da Escola Pública ressalta-se que ela é marcada pelo fracasso e pela exclusão de uma parte significativa dos alunos, que são marginalizados pelo insucesso, por privações constantes e pela baixa auto-estima resultante da exclusão escolar e da social que são vítimas de seus pais, de seus professores e sobre tudo se são portadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com