TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERACOES COM MERCADORIAS

Dissertações: OPERACOES COM MERCADORIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 18

Unid. 05 - Operações com mercadorias - Parte 02

O grande problema contábil em operações com mercadorias envolve a necessidade de determinar qual o custo da mercadoria que está sendo vendida por uma entidade. Em certos tipos de entidade, é possível determinar isso de forma clara e precisa quando se pode “rastrear” o produto. É o caso de uma concessionária de veículos, na qual cada veículo possui uma especificação clara e precisa (número da placa, por exemplo), e a empresa pode determinar quanto custou cada veículo. Nesses casos, é possível, a cada venda do produto, determinar o seu valor do custo. Entretanto, essa situação é possível em setores nos quais o valor unitário do produto que está sendo comercializado é relativamente alto, como acontece com um veículo.

Em outros setores, em que o valor do produto é reduzido, o “rastreamento” de cada item pode ser muito caro. E temos aqui problemas contábeis que necessitamos resolver.

A base desta Unidade é mostrar como acontece a contabilidade de uma entidade que gera receita por meio da comercialização de mercadorias. Nessa situação, a entidade possui algumas alternativas de mensuração que podem ser usadas. Comecemos pela escolha do sistema de inventário.

Sistema de inventário

Existem dois sistemas de inventário que uma entidade pode adotar:

• sistema de inventário permanente; e

• sistema de inventário periódico.

Sistema de inventário permanente

O sistema de inventário permanente registra, de forma detalhada,cada operação com mercadorias. Esse registro detalhado permite que a entidade possa ter, a qualquer momento, a quantidade e o valor do estoque. Nesse sistema, toda vez que se faz uma operação de venda,ocorrem dois lançamentos contábeis:

da venda: no qual se considera o evento venda da mercadoria, utilizando como valor do lançamento o preço de venda; e

da baixa da mercadoria no estoque: no qual se considera o

evento redução do estoque da mercadoria que acabou de ser

vendida, sendo usado nesse lançamento o custo da mercadoria.

Desse modo, o razonete do custo da mercadoria vendida

está sendo sempre atualizado.

Sistema de inventário periódico

O inventário periódico difere do permanente por não registrar de maneira detalhada cada operação com mercadorias. Ocorrendo uma venda de mercadoria, o inventário periódico só faz o lançamento da receita, não efetuando nenhum lançamento do custo do estoque que foi vendido. Nesse caso, o custo da mercadoria vendida é determinado somente no final do período, isto é, periodicamente. Para obter o custo da mercadoria vendida (CMV), é necessário fazer os seguintes passos:

determinar o estoque inicial;

• adicionar o valor comprado no período; e

• subtrair o estoque existente no final do período.

Considerações adicionais

O sistema de inventário permanente tem sido usado por entidades que possuem mercadorias de maior valor unitário. A expansão recente do uso decomputadores e scanners tem levado as entidades a mudarem para esse sistema, já que o custo de sua implantação tem reduzido nos últimos anos, e a qualidade da informação tem sido maior. Outra vantagem desse sistema é a possibilidade de exercer um melhor controle sobre as operações com mercadorias, mostrando, a qualquer momento, a quantidade de estoque existente na entidade.

Em alguns tipos de negócio, ainda é interessante usar o inventário periódico,uma vez que não é econômico fazer um controle muito apurado do CMV a cada operação. Pequenos estabelecimentos comerciais usam o periódico em virtude do baixo custo de implantação desse sistema. Um comparativo entre os dois sistemas é apresentado no Quadro54.

Qual sistema usar? Não existe uma resposta geral para essa pergunta, sendo necessário fazer uma análise de cada entidade. Por existir uma tendência nos últimos anos a se adotar o inventário permanente,

será dada uma ênfase a esse sistema.

Quadro 54: Comparação entre os sistemas de inventário

Fonte: elaborado pelo autor

Quando uma entidade compra uma mercadoria, essa operação pode ser à vista ou a prazo. Se a compra é a prazo, isso gera um passivo para a entidade, que será mais adiante quitado.Um exemplo de lançamento da compra de mercadoria é apresentado a seguir:

Entretanto, diversos fatos podem ocorrer a partir desse momento. Vamos considerar os mais comuns e relevantes, quais sejam:

devolução: a devolução de mercadoria ocorre quando o comprador não está satisfeito com a qualidade ou a especificação do estoque recebido. Em tais casos, a entidade poderá devolver o produto, sendo necessário retirá-lo do estoque e reduzir a dívida, caso a compra tenha sido a prazo. Um exemplo de tal operação encontra-se a seguir:

• abatimento: acontece quando o comprador não está satisfeito com a aquisição, mas o fornecedor não deseja receber a mercadoria novamente. Por esse motivo, reduz o seu preço, incentivando o comprador a ficar com o estoque. O estoque permanece na entidade, mas com um valor menor. O lança-mento contábil é igual ao realizado na devolução:

• frete: o frete para entrega da mercadoria pode ser pago pelo comprador ou pelo vendedor. Dependendo da situação, teremos lançamentos distintos. Caso o frete seja pago pelo comprador, o valor deve constar do custo do estoque. Nesse caso,o valor pago (se for à vista) deve ser somado ao que já foi pago pela entidade:

Já se o frete for pago pelo vendedor, seu valor já está inserido no custo do produto. O lançamento contábil só deverá ocorrer na empresa vendedora (não na compradora), como despesa operacional;

• desconto: é diferente do abatimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com