TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Mercadorias

Trabalho Universitário: Operações Mercadorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Operações com Mercadorias

Ponto importante numa empresa comercial, as operações com mercadorias é o núcleo da atividade comercial, com um bom sistema de apuração dos resultados das operações com mercadorias e o controle físico que garantirá o sucesso de uma empresa.

Resultado com mercadorias (RCM)

È a diferença entre o valor das vendas e o valor do custo das Mercadorias Vendidas no mesmo período. O resultado com Mercadorias, quando positivo é denominado Lucro Operacional Bruto, quando negativo Prejuízo Operacional Bruto.

Vendas

É o total faturado contra o cliente que podem ocorrer deduções como os impostos e taxas sobre vendas, e outras que ocorrem nas empresas, as devoluções de vendas e os descontos sobre vendas.

Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

É o valor de custo para o comerciante, que confrontará com o valor de venda (receita) para obtenção do Resultado com Mercadorias – RCM. É necessário o conhecimento de três valores para obtenção do CMV, saber o estoque inicial, o das compras e o do estoque final.

Inventário Periódico Versus Inventário Permanente

A característica básica do inventário periódico é a de que a empresa faz o controle do volume de seus estoques ao final de cada período (mês, semestre, ano). No final do período é feito um inventário físico das mercadorias existentes, após ser realizado passa a constituir o estoque final.

O inventario permanente se faz o controle a cada venda efetuada.

A desvantagem da adoção do inventário periódico, por não registrar as saídas, deixa de detectar ás não motivadas por vendas.

Inventário periódico (resumo de contabilização pelo método do inventario periódico)

É importante contabilizar a apuração do RCM, a conta Mercadorias precisa ter o seu saldo correto, o valor Estoque no ultimo dia do período, para elaboração do balanço.

O CMV somente pode ter saldo devedor, representando a redução sofrida pelo patrimônio liquido em decorrência da redução do ativo.

Contabilização de algumas operações que afetam Vendas e Compras.

 Devoluções e abatimentos (descontos incondicionais)

O comerciante deverá adotar as seguintes medidas caso se vê prejudicado ao receber a mercadoria que estejam em desacordo com seu pedido:

a) Devolver a mercadoria, total ou parcialmente; ou

b) Solicitar um abatimento (desconto) ao vendedor.

 Descontos Comerciais

São concedidos pelo vendedor a favor do comprador. Diferentes dos abatimentos que são concedidos após a venda por algum motivo posterior, os Descontos Comerciais são contratados no ato da venda.

 Despesas de transporte e outros

O custo real de uma mercadoria adquirida não somente equivale na nota fiscal, mas o que resulta da soma de todas as despesas para a colocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com