TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações com Mercadorias

Pesquisas Acadêmicas: Operações com Mercadorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.636 Palavras (19 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 19

Operações com Mercadorias

1. Resultado Bruto com Mercadorias (RCM)

Resultado Bruto com Mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a diferença total entre as Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta não leva em consideração as demais Receitas e Despesas da empresa, como Receitas de Juros, Despesas com Aluguéis, Salários, Impostos etc. Elas aparecem quando se deseja conhecer o Resultado Líquido do Exercício.

O conhecimento desse Resultado Bruto é de grande importância para as empresas comerciais que trabalham com Compra e Venda de Mercadorias; depois de apurado, adicionamos a ele as demais Receitas, e dessa soma serão subtraídas as demais Despesas para se obter o Resultado Líquido.

Resultado com Mercadorias = Vendas – Custo das Mercadorias Vendidas

Resultado Líquido do Período = Resultado com Mercadorias +

Outras Receitas – Outras Despesas

Poderíamos elaborar uma Demonstração de Resultados de forma dedutiva: se, por exemplo, no fim do ano de 19X9, a Cia. A apresentasse os seguintes valores:

Vendas do Ano 150.000

Custo das Mercadorias Vendidas 105.000

Receitas de Juros 1.000

Despesas de Salários 15.000

Despesas Diversas 6.000

poderíamos construir uma Demonstração de sua conta de Resultado de forma dedutiva:

Demonstração de Resultados do ano de 1979 da Cia. A

Vendas

(-) Custo das Mercadorias Vendidas

(=) Resultado Bruto com Mercadorias

(+) Receitas de Juros

Menos

Despesas de Salários

Despesas Diversas

Resultado Líquido do Exercício

Soma

15.000

6.000 150.000

(105.000)

45.000

1.000

46.000

(21.000)

25.000

Lucro Bruto

Lucro líquido

Se o Resultado Bruto for positivo, isto é, se as Vendas forem maiores do que o Custo das Mercadorias Vendidas, teremos Lucro Bruto com Mercadorias, se for negativo, teremos Prejuízo com Mercadorias.

No final, após computadas as demais Receitas e Despesas, será obtido o Resultado Líquido do Exercício, que pode ser Lucro ou Prejuízo do Exercício.

2. Custo das Mercadorias Vendidas

No exemplo anterior, fornecemos o CMV como valor dado. De que forma foi apurado De que maneira se pode calcular o valor do Custo das Mercadorias que vendemos? Basicamente, existem dois sistemas:

01.Inventário Periódico – quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante de nosso Estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas. Quando necessitamos apurar o Resultado obtido com a venda das Mercadorias (RCM), fazemos um levantamento físico para avaliação do Estoque de Mercadorias existente naquela data; e pela diferença entre o total das Mercadorias disponíveis para a venda durante o período e esse Estoque Final (apurado extracontabilmente), obtemos o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) desse período.

02. Inventário Permanente – quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa em cada venda, pelo custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as Mercadorias que estiverem disponíveis para venda, isto é, esse controle é efetuado sobre as Mercadorias Vendidas (CMV) e sobre as Mercadorias que não foram vendidas (Estoque Final). Pela soma dos Custos de todas as vendas, teremos o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) total do período.

No Inventário Permanente, que será exposto a seguir, pode-se utilizar uma Ficha de Controle para se conhecer o saldo em Estoque. Mas no Periódico só é possível obter tal saldo com averiguação das existências físicas.

3. Inventário Permanente

Nas médias e grandes empresas, principalmente, há a necessidade de controle contínuo do valor do estoque de Mercadorias. Consegue-se isso fazendo com que haja a baixa, em cada venda, do custo da mercadoria vendida.

3.1 – Contabilização

Nesse sistema, temos, preferencialmente, que registrar todas as compras diretamente na conta de Mercadorias.

Contabilização na compra:

Mercadorias

a Fornecedores (ou Caixa)

Na venda, porém, há necessidade de dois lançamentos:

Cliente (ou Caixa)

a Vendas (pelo valor da venda) – (conta de receita)

e

Custo das Mercadorias Vendidas (conta de despesa)

a Mercadorias (pelo valor do custo das mercadorias vendidas)

Dessa forma, após cada operação de venda e sua contabilização, teremos a conta de Vendas atualizada, a de CMV com o total do custo acumulado até a data e a de Mercadorias refletindo o valor exato do estoque. O encerramento se faz, normalmente, com a transferência das contas de Vendas e CMV para Resultado.

3.2 – Registros detalhados de Estoque

No Sistema do Inventário Permanente, o controle do estoque de Mercadorias pode ser simplificado com o uso de ficha de controle. Seu modelo varia de acordo com as necessidades de cada empresa. Mostramos, a seguir, um bastante simplificado, que registra as seguintes movimentações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com