TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÃO BÁSICA DA CALCULADORA

Tese: OPERAÇÃO BÁSICA DA CALCULADORA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Tese  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Prof º Giovani G. Socal 1A Calculadora HP-12C em Matemática Comercial e Financeira Unidade I – Operação Básica da Calculadora

UNIDADE I – OPERAÇÃO BÁSICA DA CALCULADORA

1.FUNCIONAMENTO DA CALCULADORA:LIGANDO E DESLIGANDO A CALCULADORA:

A calculadora é ligada/desligada através da tecla <ON> [41]. A calculadora possuimemória contínua, ou seja, ao se desligar a calculadora todos os números contidos nosregistradores são conservados.Se a calculadora não for desligada manualmente, ela se desligará de 8 a 17 minutosapós a sua última utilização.

TESTANDO A CALCULADORA:

Com a calculadora desligada pressionar conjuntamente as teclas <×> [20] e <ON>.Soltar <ON> e após soltar <×>. Durante aproximadamente 25 segundos o visor exibirá“running”. Após, ele deverá mostrar:

-8,8,8,8,8,8,8,8,8,8,

USER f g BEGIN GRAD D.MY C PRGM

Se o visor mostrar “ERROR 9”, apagar ou não apresentar o resultado correto, acalculadora precisa ser reparada. Maiores informações são dadas no apêndice E do manual dacalculadora.

LIMPANDO O VISOR:

Utilizando-se a tecla <CLx> [35] (

clear X

) apaga-se apenas o visor, mantendo-setodos os demais registradores.

O PONTO E A VÍRGULA:

O padrão original de apresentação dos números do visor é o americano, ou seja, a parte inteira do número é dividida em grupos de três algarismos pela vírgula e a partefracionária é separada pelo ponto (por exemplo: 4,556,921.14). Para utilizar a notação brasileira (milhares separados por ponto e parte fracionária pela vírgula, como, por exemplo,4.556.921,14), procede-se da seguinte forma: com a calculadora desligada pressiona-sesimultaneamente <.> [48] e <ON>. Solta-se <ON> e depois <.>. A nova configuração permanecerá até ser novamente trocada, através do mesmo procedimento.

TECLAS DE PREFIXO:

As teclas da calculadora possuem até três funções: a branca, em cima da tecla, que éacionada diretamente; a função amarela, localizada acima da tecla, é acionada a partir da teclade prefixo <f> [42]; a função em azul, localizada na face inclinada da tecla, é acionada pressionando-se previamente a tecla de função <g> [43]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com