TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roque Lereia Como Opera A Cultura

Exames: Roque Lereia Como Opera A Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 2

2ª parte do livro de Roque B. Laraia Como opera a cultura.

1) A cultura condiciona a visão de mundo do homem.

Cultura não há dúvidas que ela molda vidas ,maneiras de agir vestir tudo a separação do homem através de grupos faz com que ele veja o mundo através da cultura em que esta implantado e como se fossemos padronizados por um sistema cultural ao qual fazemos parte.

2) A cultura interfere no plano biológico

A atuação da cultura sobre o biológico e algo que vemos muito nas curas espirituais rituais de tribos indígenas, cultos evangélicos, missas de curas e libertação onde muitos ali presentes se dizem curados, bem neste capitulo não vou me aprofundar muito pois na minha cultura acredito que uma virgem deu a luz a um grande salvador ,então como posso questionar as demais ?

3) Os individuos participam diferentemente de sua cultura.

A participação do individuo no convívio com os demais é fundamental para a convivência dos mesmos, é necessário ter um conhecimento mínimo das regras do grupo em que se vive pois temos padrões de comportamentos regulares que permitem previsões os desvios de conduta são abomináveis em uma sociedade que sempre espera que os comportamentos sejam previsíveis e controláveis vemos como exemplo recente e muito comentado em nossa sociedade o caso da menina Isabella Nardoni Oliveira,um infanticídio que demorara muito para ser esquecido por se tratar de uma total quebra de conduta imprevisível e intolerável pela nossa sociedade.

4) A cultura tem uma lógica própria

Segundo Levy-Bruhl, a mentalidade primitiva, admitia mesmo que a humanidade podia ser dividida entre aqueles que possuíam um pensamento logico e os que estavam numa fase pré-lógica. A coerência de um habito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

5) A cultura é dinâmica

Possuímos culturas com padrões ''ideais'' estabelecidos mas que se modifica com o decorrer do tempo ,pois existem fatores que contribuem como mudança de hábitos, globalização o avanço da tecnologia sempre de uma maneira dinâmica, temos um exemplo que posso citar aqui quem não se lembra do caso da universitária Geisy Arruda que quase foi linchada na faculdade Uniban ou digo Taliban da Uniban, causou um alvoroço imenso muitas foram as criticas o padrão de comportamento daqueles estudantes foi de uma forma preconceituosa. Porém, se ela realmente os provocava mostrando-lhes o traseiro, a universidade deveria ter agido, pois acho que mostrar o traseiro é demasiado para nossa cultura que apenas permite que o traseiro seja visto “casualmente” ou em seus contornos, bem realmente e difícil entender as diferenças dentro do mesmo sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com