TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

Artigo: ORIGEM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A ORIGEM DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

O povo brasileiro ganhou notoriedade em todo o mundo, não apenas por sua cordialidade e alegria, mas especialmente pelo considerável contingente de pessoas corruptas, desonestas e que tentam levar vantagem em tudo. Particularmente acredito que a questão da corrupção, tem como principal culpado o nosso solo fértil. E este fato foi descoberto por nossos conquistadores o povo português– meio por acaso.

De acordo com a nossa história, os portugueses trouxeram para colonizar o Brasil, toda a escória européia, formada por ladrões, estupradores, prostitutas, enfim, os degredados que receberam como castigo povoar a terra recém-conquistada. Ocorre que, os degredados viveram, se multiplicaram, morreram e acabaram sendo sepultados aqui, nesta terra que, segundo o escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha, “em se plantando tudo dá”.

Ora, um solo reconhecidamente fértil como o nosso com a capacidade de fazer brotar tudo o que nele se plantar, o que mais poderia produzir senão corruptos, corruptores, desonestos e similares? É claro que existem as exceções. Mas elas são tão raras que a gente quase nem nota.

Somente depois que se descobre a raiz de nossa história, fica mais fácil entender (mas não aceitar), os motivos pelos quais existe tanta corrupção no país: o problema está no código genético que os brasileiros herdaram dos degredados que foram enterrados aqui.

Além disso, os portugueses chegaram ao Brasil e fizeram pouco caso dos donos da casa – os índios – a quem subornaram com bujingangas, escravizaram, roubaram, mataram e a seguir os brasileiros concluíram o trabalho, quase erradicando completamente essa gente da face da terra. E a coisa nunca mais parou. Virou moda subornar, mentir, enganar, corromper, roubar, invadir a privacidade das pessoas e outras atrocidades do gênero.

Os saques ao patrimônio do povo brasileiro aumentaram e a descrença da população só fez crescer, chegando ao ponto em que alguns perderam a capacidade de esperar por dias melhores. A esperança venceu o medo, mas acabou com o sonho de milhões de brasileiros, de forma que algumas pessoas passaram a brincar com um assunto muito sério, que afeta a vida de todos nós: a política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com