TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALAGAMENTOS NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

ALAGAMENTOS NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

RESUMO

Este trabalho apresenta a proposta de uma pesquisa que tem como base saber o porquê e qual a porcentagem de pessoas atingidas pelos alagamentos das vias urbanas em Belo Horizonte.

Palavras-chave: Alagamentos. Vias Públicas. Artigo.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste documento é propor uma pesquisa, com moradores da região de Belo Horizonte, para descobrir quais as principais causas dos alagamentos das vias públicas do município.

Propomos algumas medidas para amenizar ou resolver tal problema, que serão utilizadas de acordo com a necessidade de cada lugar. Assim podemos diminuir os danos aos moradores e comerciantes da região.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com a LEI Nº 7.166, DE 27 DE AGOSTO DE 1996, Estabelece normas e condições para parcelamento, ocupação e uso do solo urbano no município.

O crescimento populacional nos grandes centros urbanos do país acarretou numa ocupação desordenada do solo. As populações de baixa renda são as mais atingidas, por enchentes, enxurradas, alagamentos e outros processos, devido à ocupação irregular em áreas desfavoráveis. O histórico de reportagens de cidades atingidas pelas chuvas ressalta o pouco investimento em obras de infraestrutura e na previsão e planejamento ambiental.

Segundo a Defesa Civil, as enchentes e/ou inundações são registradas a partir de relatos desses eventos naturais que causam perdas materiais em propriedades e outros danos, provocados por fortes chuvas. Os dados da Planilha desses impactos da Defesa Civil foram importantes para obtenção da frequência das inundações, enchentes e alagamentos nos anos 2009-2012, uma vez que eles apresentaram grandes variações no tipo e na localização dessas ocorrências.

Além da responsabilidade da prefeitura de Belo Horizonte há uma parceria entre a URBEL- Companhia urbanizadora de Belo Horizonte, SUDECAP- Superintendência de desenvolvimento da Capital, COMDEC- Coordenadoria municipal da Defesa Civil, e com algumas empresas estaduais como o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Policia Militar de Minas Gerais, COPASA- Companhia de Saneamento Básico, CEMIG- Companhia Energética de Minas Gerais e as companhias privadas como o centro de meteorologia TempoClima, estas empresas incorporam o GEAR- Grupo Executivo de Áreas de Risco, que se reúne semanalmente durante o período chuvoso ou em caso de calamidades, Com a atenção voltada para as obras de saneamento básico nas áreas mais afetadas, com o tratamento das redes de esgoto e a canalização dos córregos e limpezas das vias urbanas já ameniza consideravelmente as vitimas das enchentes e alagamentos, consequentemente trazendo prejuízos e fazendo vitimas na maiorias das vezes fatais. ARTIGO:JAN/JUN 2012 – REVISTA GEOGRAFIA ARTIGOS CIENTÍFICOS.

Devido a pesquisas e estudos realizados, a DRENURBS foi lançada pela Secretaria Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte junto com as fases do plano que originou este programa, o Plano Diretor de Drenagem Urbana de Belo Horizonte que tem como objetivo inovar a utilização dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano, com projetos para tratamento de efluentes e priorizar a reintegração dos cursos d’agua para projetos urbanísticos. Dentro do Plano Diretor de drenagem Urbana (DRENURBS), existe um instrumento chamado Carta de Inundação de Belo Horizonte,  que trata especificamente  dos assuntos relacionados por toda a região metropolitana . A Carta de Inundações de Belo Horizonte é um instrumento elaborado com base em estudos de modelagem hidrológica e hidráulica que permitiram maior conhecimento das bacias hidrográficas da cidade e possibilitaram a identificação de trechos críticos ou sujeitos às ocorrências de inundações. No projeto que contem a carta, são estabelecidas diretrizes para prevenir os riscos de acidentes nas vias públicas, e que ocorram vitimas das enchentes. São espalhadas pelas áreas de risco, placas informando do perigo de inundação durante dias chuvosos, o risco de transbordamento dos córregos, e são encaminhadas cartas para a população informando sobre possíveis tempestades que possam acarretar em algum tipo de prejuízo.

3 METODOLOGIA

         A pesquisa realizada tem como base saber o porquê e qual a porcentagem de pessoas atingidas pelos alagamentos das vias urbanas em Belo Horizonte.

         Montamos uma pesquisa com o raciocínio dedutivo e descritivo com variáveis totalmente dependentes, onde mostramos métodos de melhor desenvolvimento para que possamos diminuir os danos aos principais atingidos pelas enchentes na cidade de Belo Horizonte. Acreditamos que o principal motivo de pontos de alagamento isolados será o lixo e dejetos jogados nas tais vias públicas.

       Devido a estes acontecimentos causando o entupimento dos pontos de escoamento da agua da chuva, para que este problema seja amenizado será preciso fazer um processo de conscientização dos moradores e pedestres transeuntes nestes locais, fazendo também perguntas sobre as frequências destes alagamentos, se realmente são atingidos, tornando assim mais fácil achar uma solução para tais problemas.

       Assim que estes processos forem feitos podemos, como método de amenizar tais danos, implantar barreiras anti-resíduos; como peneiras, nestes locais de escoamento pluvial, nos bueiros e implantando mais lixeiras nas mediações, assim esperamos amenizar, ou até solucionar alguns destes acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com