TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Trabalho Universitário: OS PRINCIPAIS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 15

Sumario

1. RESUMO............................................................................................................3

2. INTRODUÇAO..................................................................................................3

SUMARIO

1.RESUMO.............................................................................................3

2.INTRODUÇAO..................................................................................3

3.DESENVOLVIMENTO................................................................................3

3.1 CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇAO PUBLICA..........................3/11

3.2 FERRAMENTA DE GESTAO......................................................11/14

3.3 OBSERVAÇAO.................................................................................14

4.CONCLUSÃO......................................................................................15

5.REFERENCIA......................................................................................15

1. RESUMO

Este texto visa destacar a importância de realizar um diagnostico de praticas de Direito Publico, Administração Publica e Políticas da Administração em uma entidade publica. Municipal é um tema que envolve toda a sociedade local, já que o mesmo abrange várias e divergentes questões, vinculadas a diversas temáticas municipais. Conclui-se que o planejamento é o ponto de partida para a administração eficiente e eficaz da máquina pública. A qualidade do planejamento ditará os rumos para boa ou má gestão refletindo na vida da população.

2. INTRODUÇAO

O objetivo principal deste trabalho é realizar um diagnostico dos principais aspectos organizacionais da instituição escolhida ou seja neste caso o município de Turmalina, localizado no Estado de São Paulo. Os aspectos organizacionais desta empresa publicam tem a finalidade de planejar, dirigir, organizar, coordenar e controlar organizações, e com isso atingir maior atendimento a população local. Para atingir esse objetivo o trabalho faz abordagens sobre as principais características desta instituição: nome, fatos histórico, característica do líder desta instituição, atividades desenvolvidas e organograma de cargos. Com tudo isso o administrador analisa os objetivos da empresa e desenvolve as estratégias que são necessárias para alcançá-los.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇAO PUBLICA

A. A empresa que estudaremos ,tem como razão social PREFEITURA MUNICIPAL DE TURMALINA , com o CNPJ 45.139482/0001-01 e isenta da inscrição estadual. Turmalina é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 20º03'06" sul e a uma longitude 50º28'34" oeste, estando a uma altitude de 467 metros. A cidade tem uma população de 1.978 habitantes (IBGE/2010) e área de 147,9 km².3 Turmalina pertence à Microrregião de Fernandópolis. Na sua organização publica possui uma prefeitura, ou seja, Prefeitura Municipal de Turmalina, que pertence à esfera de governo municipal.

B. O Município de Turmalina foi fundado em 06 de agosto de 1948, pelo Sr. José de Andrade, popularmente conhecido como Zequinha de Andrade. Zequinha de Andrade era homem de confiança de Rafael Cavalim, grande fazendeiro, dono de muitas terras. No ano de 1948, Rafael fez uma proposta de venda de 100 alqueires de terra, onde hoje está nossa cidade. Essa missão foi entregue a Zequinha de Andrade que tinha por tarefa vendê-las. Ambos chegaram até aqui através do rio Santa Rita, completando o percurso através de uma trilha aberta na mata. Após abertura de uma clareira, Rafael voltou e Zequinha, que era solteiro, foi buscar sua irmã para viver com ele. Mais tarde seu irmão Clarismundo, que garimpava no Mato Grosso veio juntar-se a eles. Sabendo da denominação dada ao lugar, relatou sobre uma pedra semipreciosa garimpada, por ele, chamada Turmalina. A partir daí o lugar passou a denominar-se Turmalina.Passando certo tempo foi buscar outras pessoas que se juntaram a eles; Jeronimo Trazzi, Antônio Jonas de Menezes, Aurelino Nitani, Américo Nitani, Antônio Alves Ferreira, o popular pontife.

Rafael destinou 10 alqueires de terra para formar uma vila. Doou um terreno para Antônio Fiamoncini, que abriu o primeiro bar onde vendia pinga.

Em 1950 José de Souza Viana sabendo que havia terras, que estavam à venda em Turmalina, mudou-se para cá. Ao chegar comprou as três casas que existiam. Os moradores que aqui viviam plantavam café, milho e arroz, mas a principal cultura era o café. Em 1951 José de Souza Viana plantou a primeira roça de algodão e foi ele o primeiro proprietário a contratar peão para trabalhar na roça. Nesse ano foi fundada a primeira escola e também a primeira igreja, coberta com folhas de coqueiro.

Em 1952 José de Carvalho e Silva colocou a primeira venda onde vendia de tudo. Em 1953 Agostinho abriu outra venda. Novos pequenos proprietários foram chegando e comprando terras. Aos poucos outras famílias começaram a chegar para trabalhar no café.

Através da Lei Estadual n.º.285 de 18 de fevereiro de 1959, Turmalina fora elevada a categoria de Distrito. Pela Lei 8.092 de 28 de fevereiro de 1964, Turmalina fora elevada a categoria de Município, mas em virtude da Revolução as eleições aconteceram somente no ano de 1965. Com o passar do tempo muitas famílias que residiam em fazendas e que foram mandadas embora, foram para a cidade morar e trabalhar como rurais volantes.

O Município de Turmalina está localizado ao noroeste do Estado de São Paulo, situado a 630 km da capital, próximo à divisa do Estado de Minas Gerais. Sua área geográfica é de 158 Km², perfazendo aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com