TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TERMOS, DEFINIÇÕES E SIGLAS

Por:   •  3/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 10

1. CAMPO DE APLICAÇÃO

Este procedimento deve ser de conhecimento dos colaboradores da área de perfuração, marinha e segurança. No caso de haver possibilidade de ocorrência, todas as pessoas que se encontrarem embarcadas deverão receber instruções básicas no briefing de chegada.

2. TERMOS, DEFINIÇÕES E SIGLAS

EPI: Equipamento de Proteção Individual.

UM: Unidade marítima.

TST: Técnico de Segurança do Trabalho.

MOC: Processo de Gestão de mudança.

Gás Sulfídrico (H2S): O gás sulfídrico, também conhecido como sulfeto de hidrogênio, hidrogênio sulfurado, ou gás de ovo podre, é um gás altamente tóxico, explosivo e corrosivo, podendo, quando aspirado, paralisar o sistema respiratório e matar por asfixia.

Dióxido de Carbono (CO2): Gás incolor, inodoro, asfixiante e insípido quando encontrado em pequenas quantidades no ar, no entanto em maiores concentrações possui sabor ácido e odor.

PPM: Partes por milhão de gás na atmosfera - 1%= 10.000ppm.

3. DESCRIÇÃO

3.1 Generalidades

Este procedimento deve ser utilizado em conjunto com o procedimento do contratante para operações em ambientes com CO2 e/ou H2S. As ações de contingência e emergência especificadas no item 4.6 deste procedimento devem ser acordadas entre o Fiscal da Sonda e o Superintendente de Operações.

3.2 Gás Sulfídrico (H2S)

O H2S é um gás incolor, altamente tóxico e irritante, que afeta principalmente o sistema nervoso, visual e respiratório, sendo que o tipo de intoxicação depende da concentração e do tempo de exposição.

É levemente mais pesado que o ar. Possui odor semelhante ao de ovos podres em baixas concentrações, contudo exposição a concentrações superiores a 10 ppm pode neutralizar o sentido do olfato quando a exposição ultrapassar 1 hora.

É altamente inflamável e na queima produz uma chama azulada e fumaça tóxica.

Reage perigosamente com ácidos e seus compostos e é solúvel em água e álcool.

Durante o processo de corrosão cria uma camada de sulfeto de ferro em escamas na superfície interna de tanques, vasos e linhas em geral.

3.2.1 Efeitos Tóxicos no Organismo

O efeito do H2S no organismo humano é progressivo levando a intoxicações crônicas como irritações dos olhos e órgãos respiratórios, pulso lento, sudorese fria, distúrbios digestivos e doenças da pele. Em altas concentrações pode ser fatal.

O H2S age no organismo da seguinte forma: ao ser respirado vai direto aos pulmões, entrando na corrente sanguínea. Para se proteger, o organismo “oxida” (queima) o H2S o mais rápido possível formando um composto não prejudicial. Porém, em grande quantidade no organismo não é possível oxidá-lo totalmente, o que ocasiona o aumento da concentração do H2S no sangue. Isto faz com que o H2S aja no sistema nervoso afetando o sistema respiratório e os demais sentidos.

A tabela a seguir apresenta os efeitos físicos de acordo com as concentrações especificadas.

% ppm Efeitos Físicos

0,0001 a 0,001 1 a 10 Odor desagradável, depende da sensibilidade de cada indivíduo.

0,01 100 Insensibiliza o olfato em 3 a 15 minutos. Pode irritar os olhos e a garganta.

0,02 200 Grande dificuldade de respiração. Iminência de paralisia do sistema nervoso entre 15 e 30 min. de exposição.

0,05 500 Produz vertigens. A respiração cessa em poucos minutos.

Exige respiração artificial. Pode causar morte em 15 min.

0,07 700 Rápida inconsciência. Ocorre morte se não houver socorro imediato.

(Valores meramente de referência, podem variar dependendo da fonte de informação)

NOTA: Em situações de emergências relacionadas a inalação, seguir o definido na Instrução de Trabalho - Protocolo de primeiros socorros em situações de emergências por inalação de gases tóxicos (H2S, CH4, CO, CO2).

3.2.2 Perigos Envolvidos

Risco de fogo ou explosão: emite vapores inflamáveis que se espalham acumulando-se nas partes baixas e espaços confinados gerando uma atmosfera explosiva.

Danos à saúde: os gases insensibilizam o olfato. Sua inalação pode ser fatal. Os vazamentos ou migrações de gases podem poluir fonte de suprimento de água.

3.2.3 Procedimentos em Caso de Incêndio

No caso de princípio de incêndio deve-se utilizar extintores portáteis do tipo PQS ou CO2.

No caso de incêndio de grandes proporções, manter o incêndio sob controle para que não haja propagação, resfriando as áreas adjacentes, utilizando todos os recursos disponíveis de combate a incêndio.

Todas as equipes deverão utilizar máscaras de respiração autônoma no combate a esse tipo de incêndio.

As rotinas e atribuições e responsabilidades no caso de emergência estão descritas no Plano de Contingência e emergência da Unidade Marítima.

3.3 Gás Carbônico (CO2)

É um gás incolor, inodoro, asfixiante e insípido quando encontrado em pequenas quantidades. No entanto, em maiores concentrações, possui sabor ácido e odor.

O dióxido de carbono é um subproduto natural de respiração. É também produzido nas formações de poços de petróleo e outras fontes.

O dióxido de carbono não queima mas pode explodir se for aquecido.

Em resumo, é:

Incolor;

Inodoro;

Não queima;

Mais pesado que o ar;

Pode explodir se aquecido; e

Asfixiante.

Em altas concentrações podem deslocar o ar rico em oxigênio, criando atmosfera asfixiante, e provocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com