TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÍPOS DE RISCOS EM BIOSEGURANÇA

Por:   •  9/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  65 Visualizações

TÍPOS DE RISCOS EM BIOSEGURANÇA

Rafael Ribeiro O. Rocha,

INTRODUÇÃO

Com o advento da Lei (11.105/2005) procurou-se estabelecer-se uma normatização mínima sobre os aspectos da biossegurança.

Biossegurança, em linhas gerais, pode ser entendida como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento.

Nesse sentido, enfatizam (Garcia, L.P.1; Ramos, B.G.Z.2 - 2004), “Sem condições eficientes de gerenciamento dos resíduos no Brasil, aparecem vários problemas que afetam a saúde da população como a contaminação da água, do solo, da atmosfera e a proliferação de vetores – e a saúde dos trabalhadores que têm contato com esses resíduos. Os problemas vão se intensificando quando se constata o descaso com o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde”.

PROBLEMA

Diversos estudos apontam que a grande maioria das pessoas envolvidas na área da saúde, ainda desconhecem as normas, os riscos, os cuidados, que são necessários para uma boa biossegurança.

JUSTIFICATIVA

Somente com o uso adequado de EPIs, a Paramentação correta, a higienização correta e diária das mãos, se garantem uma segurança mínima a pessoa e a terceiros que estão envolvidas em riscos de biossegurança.  

OBJETIVOS GERAIS

Abordar os aspectos que permeiam a biossegurança e seu aprendizado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discorrer sobre a história da biossegurança e os benefícios da utilização correta das normas de biossegurança, destacar os meios de implementação das normas de biossegurança do país.

REFERÊNCIAS

Garcia, L.P.1; Ramos, B.G.Z.2 – 2004, Biossegurança.

Brasil, Lei 11.105/2005, Normas de Biossegurança, Brasília, 24 de março de 2005; 184º da Independência e 117º da República.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com