TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO PÓS-PARTO: FATORES DE RISCO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.870 Palavras (20 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 20

DEPRESSÃO PÓS-PARTO: FATORES DE RISCO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA[1]

Sidneia Ribeiro Almeida²

Dayla Rocha Duarte³

RESUMO: A Depressão Pós-parto (DPP) é considerada a doença que mais acomete as mulheres puérperas no Brasil e, quando não diagnosticada e tratada, as repercussões emocionais, psíquicas, sociais e familiares influenciam na interação mãe-bebê e no próprio desenvolvimento da infância. Esta pesquisa visa apontar e descrever os achados relatados na literatura sobre os fatores de risco nas mulheres puérperas e a prevenção psicológica. Pesquisa do tipo bibliográfica utilizando publicações dos anos de 2015 a 2020 indexadas nas bases de dados Scielo, PsycINFO, PePSIC, utilizando os descritores depressão pós-parto; fatores de risco; incidência; sociodemográfico.  Concluiu-se que a gravidez é um evento que envolve inúmeras alterações somáticas e psicológicas. No entanto, a gravidez também pode ser um estressor potente. A existência de estresse materno pré-natal pode levar a diferentes complicações perinatais que podem ter consequências de longo prazo para o recém-nascido. Evidente que a atenção ao período pós-parto se faz necessário, em própria experiência uma rede de apoio solida, seja familiar ou companheiro, se faz necessário pois a estafa gerada pelo trabalho de parto e os cuidados do recém-nascido se tornam maçantes para qualquer mulher.

Palavras-chave: Depressão pós-parto. Fatores de risco. Psicologia. Prevenção. Tratamento.

POSTPARTUM DEPRESSION: RISCK FACTORS, PREVENTION AND PSYCOLOGICAL INTERVENTION

ABSTRACT: Postpartum depression (PPD) is considered the disease that most affects women who have recently given birth in Brazil and, when not diagnosed and treated, the emotional, psychological, social and family repercussions influence mother-baby interaction and childhood development itself. Point out and describe the findings reported in the literature about risk factors in women who have recently given birth and psychological prevention. Bibliographic research using publications from 2015 to 2020 indexed in the Scielo, PsycINFO, PePSIC databases, using the keywords postpartum depression; risk factors; incidence; sociodemographic. It was concluded that pregnancy is na event that invloves numerous somatic and psychological changes. However, pregnancy can also be a potente stressor. The existe te of prenatal maternal stress can lead to diferente perinetal complications that can have long-term consequences for the newborn. It is evidet that attention to the postpartum period is necessary, in its own experience a solid support network, whether family or parther, is necessary because the stress generated by labor and the care of the newborn becomes boring for any woman

Keywords: postpartum depression; risk factors; incidence; sociodemographic

1 INTRODUÇÃO

As mulheres passaram por muitos momentos de mudança, nomeadamente os momentos que mais as esperam, nomeadamente a gravidez, o parto e o puerpério, são três situações difíceis com grande vulnerabilidade emocional e psicológica. De fato, durante a gravidez e o puerpério ocorreram uma série de mudanças bioquímicas, psicológicas e sociais, o que torna as mulheres mais propensas a ter doenças no campo psicológico. A depressão pós-parto (DPP) corresponde à ocorrência de depressão. As mulheres dão à luz em um momento específico, suas manifestações clínicas são semelhantes às observadas em outras fases da vida, mas tem características únicas, por isso é razoável tratá-la como um indivíduo específico.

A justificativa e realização deste estudo faz sentido pois o tema da depressão pós-parto decorre da motivação e atenção pessoal, demostrada por uma análise percentual da Organização Mundial da Saúde (2015) constatou que essa morbidade tem aumentado entre o público materno.

Portanto, o objetivo da revisão geral da literatura é apontar os fatores de risco para depressão pós-parto em puérperas devido à prevenção psicológica. O objetivo específico é analisar os fatores de risco de mulheres que sofrem de sintomas de depressão pós-parto. Ajuda a consolidar dados sobre o assunto e desperta a importância da prevenção psicológica para a gestante.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória baseada em pesquisa bibliográfica, que vem sendo estudada por renomados autores da área. A apresentação de dados é fundamental para entender a necessidade da depressão pós-parto e, portanto, traz mais conhecimento ao meio acadêmico, desde que a hipótese da pesquisa venha a comprovar que a depressão é tão importante quanto qualquer outra patologia médica, sendo a quarta maior líder. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem aproximadamente 121 milhões de pessoas que causam deficiência no mundo, causando pelo menos 850 mil mortes a cada ano, principalmente suicídio. A Organização Mundial de Saúde diz que as mulheres são mais prováveis.

Portanto, a depressão pós-parto pode deixar as mulheres vulneráveis ​​e de difícil controle, pois os achados da literatura indicam que esses casos são subnotificados, e as pessoas ao redor das pessoas afetadas pela doença costumam citar o cansaço e o puerpério excessivo como motivos.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Gestação e puérperas

A gravidez acarreta uma série de alterações anatômicas, metabólicas, imunológicas e hormonais a fim de aceitar e permitir que o embrião se desenvolva sem prejudicar a saúde materna (SANTOS, 2019). Quando ela for mãe, ela será tratada de forma universal, e tudo acontecerá da mesma forma. (AGUIAR; SILVEIRA; DOURADO, 2011).

Para as mulheres, esse momento é uma das grandes mudanças, pois para os cônjuges e familiares também estão vivenciando a mesma situação. Durante a gravidez, o corpo muda lentamente para se preparar para o parto e a gravidez. As condições biológicas e culturais normais farão com que a mulher busque naturalmente a maternidade, mas isso está intimamente relacionado à subjetividade e escolha de cada mulher. (JULIEN, 2013, SOUZA, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (810.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com