TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OUTROS SIMPLES

Seminário: OUTROS SIMPLES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Seminário  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

DESTILAÇÃO SIMPLES

Montou-se o sistema de destilação simples. No balão de fundo chato, adicionou-se 100ml de solução de Sulfato de Cobre penta hidratado (CuSO4,5H2O) e algumas pérolas de vidro para evitar o superaquecimento. Cuidando da temperatura, lentamente a solução entra em ebulição. A água passa para o estado gasoso e vai para o condensador, onde é resfriado e torna-se líquido novamente. No final tem-se água pura no erlenmeyer e CuSO4 retido no balão de fundo chato.

DISSOLUÇÃO FRACIONADA

Misturou-se ½ espátula de enxofre e uma espátula de Sulfato de Cobre em um almofariz. Triturou-se com o pistilo obtendo-se um pó e transferiu-a para o béquer, adicionando água. Notou-se a dissolução do cobre, o enxofre não. Filtrou-se a mistura em funil comum. O enxofre ficou retido (sólido), e a solução de cobre foi filtrada.

CENTRIFUGAÇÃO

No tubo de ensaio, pipetou-se 5 mL de leite e algumas gostas de ácido acético diluído. Na centrífuga, colocou-se outro tubo de ensaio contendo em água a mesma quantidade da solução anterior para equilibrar o conjunto. Ligou-se a máquina no tempo de 3 segundos. Foram feitas observações e anotadas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

FILTRAÇÃO SIMPLES

Processo utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido (CuSO4 não dissolvido) e líquido (CuSO4 dissolvido). Como parte do cobre permaneceu sólido, suas partículas ficaram retidas no filtro dobrado (esse utilizado quando a parte que interessa na filtragem seja líquida), já as partículas líquidas, por serem menores, atravessam os poros do filtro, separando-se um líquido livre de impurezas sólidas.

A adição com o conta gostas de NaOH sobre o CuSO4 formou-se um precipitado gelatinoso:

CuSO4 + 2NaOH ------> Cu(OH)2 + Na2SO4

O CuSO4 é solúvel em água (cor azul na solução). O NaOH é solúvel, mas o Cu(OH)2 é insolúvel e precipita-se. O Na2SO4 é solúvel. Assim, o precipitado é azul e gelatinoso, por esse motivo utilizou-se a Filtração a vácuo para obter melhor resultado final.

FILTRAÇÃO A VÁCUO

Quando as partículas sólidas são pequenas e formam uma “pasta” cobre o líquido, estas acabam entupindo os poros do filtro. Com o vácuo, ele obriga o ar atmosférico a passar pelo filtro, arrastando o líquido com ele.

DECANTAÇÃO

Serve para separar misturas heterogêneas e se baseia na diferença de densidade dos líquidos. Utilizou-se esta técnica para separar o Iodo da água através de um solvente, o clorofórmio.

O Iodo é pouco solúvel em água, mas altamente solúvel em compostos como o clorofórmio, ao qual adquire a cor violeta. Quando dissolvido em éter ou álcool, o iodo forma uma solução marrom. Portanto, como o iodo é uma molécula apolar, tem baixa solubilidade em água sendo mais solúvel em solventes apolares (clorofórmio e tetracloreto de carbono).

Com a adição do clorofórmio, a água permanece em cima (menor densidade) e o clorofórmio com o iodo extraído, em baixo. Realizou-se a retirada do iodo.

DESTILAÇÃO SIMPLES

Processo utilizado para separar misturas homogêneas, do tipo sólido-líquido, quando a diferença dos pontos de ebulição dos componentes é acentuada. Utilizou-se algumas pérolas de vidro para evitar uma mudança brusca de temperatura e elevar os choques das moléculas.

Durante o processo, a água foi lentamente evaporando e passando seu vapor até o condensador, onde ocorre o resfriamento e ela torna-se líquida novamente. No balão de vidro, restou apenas a solução azul de CuSO4 e a água foi destilada e recolhida no erlenmeyer.

DISSOLUÇÃO FRACIONADA

Através de um solvente, separou-se as misturas sólido-sólido com diferenças de solubilidade.

Adicionou-se água na mistura de enxofre e sulfato de cobre, notou-se a dissolução desse na água e um precipitado de enxofre. Através da filtração comum, separa-se o componente que não se dissolveu, o enxofre, que fica retido no funil. A solução e o sulfato de cobre podem ser destilados para a separação total do componente do solvente.

CENTRIFUGAÇÃO

Quando as misturas heterogêneas, sólido-lÍquido, forem de difícil separação, como as “soluções colóides”, utiliza-se a força centrífuga para separar os componentes.

Nos tubos de ensaio contendo leite e ácido acético, notou-se uma precipitação da caseína do leite, ressaltada ainda mais com a força da centrífuga.

A caseína é uma proteína do leite pouco solúvel em água e é precipitada pelos ácidos, com a redução do PH. Com a adição do ácido acético, houve a desnaturação da caseína e sua precipitação que pode ser melhor observada através da centrifugação.

Não seria possível utilizar o método da filtração pelo fato das partículas precipitadas serem muito pequenas, passando facilmente pelo filtro.

RESÍDUOS

Alguns cuidados foram necessários por causa da toxidade ou da força de alguns reagentes.

CLOROFÓRMIO

Deve-se permanecer distante. Usa-se aparelho de respiração autônoma (capela). Transfira para um recipiente apropriado rotulado, sempre com óculos de proteção e avental.

HIDRÓXIDO DE SÓDIO

Usa-se proteção ocular, avental e luvas de borracha nitrílica. Deposite em um balde e adicione, aos poucos e sempre agitando, uma grande quantidade de água gelada. Neutralize com ácido hidroclórico 5% e escoe pelo ralo. Lave totalmente o local com água.

IODO

Usa-se luvas de borracha nitrílica, avental e óculos de proteção. Deve-se usar um aparelho de respiração quando o derrame for em grandes quantidades.

Grandes quantidades podem ser enterradas com areia em um terreno baldio. Em Pequenas quantidades podem ser descartadas dissolvendo em tiossulfato de sódio ou metabissulfato de sódio e lavando-se a solução no ralo.

QUESTÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com