TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA GESTÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Monografias: O PAPEL DA GESTÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 13

O PAPEL DA GESTÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Míliam Batista do Amaral Souza

Resumo. Pesquisar sobre educação,seja qual for a área, é sempre estar em busca por entender e melhorar o processo educativo. No entanto, o pesquisador deve estar ciente dos desafios que lhe são propostos. Em se tratando da educação como um todo, mergulha-se num universo de transformações. No que diz respeito ao processo da gestão, este torna-se ainda mais desafiador, tendo em vista as relações de poder que ocorrem na escola. Mas enquanto estivermos dispostos a desvendar os mistérios das transformações educacionais, nos veremos deparados com questões relevantes. É o que propõe este estudo. O tema traz várias questões extremamente relevantes no processo educacional, como por exemplo, saber qual o papel da gestão no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Outro ponto não mais nem menos relevante, diz respeito à forma como este papel é desempenhado. Conclui-se com o estudo que a equipe gestora como um todo é parte primordial no desenvolvimento pedagógico e deve ter consciência disto, buscando a efetivação do trabalho para que o sucesso almejado seja alcançado.

Palavras – chave: Gestão, Pedagógico, Participação, Gestão

Summary. Search on education, whatever the area, is always to be searching for understanding and improving the educational process. However, the researcher should be aware of the challenges being offered. In terms of education as a whole, plunges into a world of transformations. As regards the process management, it becomes even more challenging, considering the relationship of power that occur at school. But while we're willing to unravel the mysteries of educational transformations, we find ourselves faced with relevant issues. It is proposed that this study. The theme brings several issues highly relevant to the educational process, for example, know the role of management in the development of pedagogical work. Another point no more or less relevant with regard to how this role is played. It concludes with the study that the management team as a whole is a key part in pedagogical development and should be aware of this, seeking the enforcement of labor so that the desired success is achieved.

Key - words: Management, Teaching, Participation, Management

1 INTRODUÇÃO

Pesquisar sobre educação,seja qual for o tema,é sempre estar na busca por entender e para melhorar o processo educativo. No entanto, o pesquisador deve estar ciente dos desafios que lhe são propostos.

Em se tratando da educação como um todo, mergulha-se num universo de transformações. No que diz respeito ao processo da gestão, este se torna ainda mais desafiador, tendo em vista as relações de poder que ocorrem na escola. Mas enquanto estivermos dispostos a desvendar os mistérios das transformações educacionais, nos veremos deparados com questões relevantes. É o que propõe este estudo. O tema traz várias questões extremamente relevantes no processo educacional, como: Qual o papel da gestão no desenvolvimento do trabalho pedagógico? Outro ponto não mais nem menos relevante, diz respeito à forma como este papel é desempenhado.

Assim sendo, mergulhar neste universo implica contatar opiniões diversas e porque não dizer, polêmicas a respeito do assunto. As relações de poder são variáveis e inconstantes. Diante disto,opiniões são formadas e as divergências inevitáveis.

Tendo em vista a real necessidade de uma participação ativa de docentes e gestores no processo educativo, busca-se a efetivação do mesmo, para que o sucesso almejado seja alcançado. O estudo teve como objetivo central, uma pesquisa bibliográfica, no que diz respeito ao papel da gestão no trabalho pedagógico, além de comparar as opiniões de diversos autores. Objetivou também, buscar entender melhor a articulação entre teoria e pratica no que possibilite o estudo bibliográfico; perceber a possível participação gestora no trabalho pedagógico de acordo com os resultados que forem encontrados com a pesquisa; analisar, ainda que superficialmente, as relações de poder,ocorridas na escola.

É fato que a participação da equipe gestora no processo de organização e estruturação do espaço escolar é de suma importância e indispensável para um bom trabalho.

Este por sua vez, é o eixo central no processo de aprendizagem. E só é efetivado com louvor, quando existe uma constante troca entre gestores e docentes, sem menosprezar a participação dos demais envolvidos.

Durante a especialização em Gestão Educacional, nada mais coerente a tratar, senão, da atuação gestora nas instituições educacionais. Este estudo delimita-se a investigar tal atuação, já que estes estão inseridos no processo de maneira efetiva.

O estudo é relevante por subsidiar e propor soluções para questões que ocorrem devido a inúmeros fatores como: a relação de poder, falta de conscientização por parte dos gestores quanto à importância de sua participação , dentre outros. É importante por buscar contribuir para a formação dos gestores e ou a reformulação dos conceitos a cerca do tema.

O maior e talvez o único intuito deste é a facilitação do processo educativo, beneficiando à quem mais interessa, ou seja, nossos alunos. Freire (1997, p.119) lembra que “o ser humano é, naturalmente, um ser da intervenção no mundo à razão de que faz a História. Nela, por isso mesmo, deve deixar suas marcas de sujeito e não de objeto”.

A equipe gestora como um todo é parte primordial no desenvolvimento pedagógico e deve ter consciência disto. Assim nos lembra Lima (2008, p.75)

Orientar e acompanhar permanentemente as atividades cotidianas, apontar como poderemos, durante a elaboração e execução dos diversos planos, corrigirem rumos e promover os ajustamentos necessários, em síntese vivenciar continuamente as contradições necessárias entre refletir-decidir e agir-avaliar. Parece tarefa simples para ser executada em nível de coordenação e acompanhamento, mas que só se realizará com a plenitude esperada a partir da introdução da cultura participativa tendo em conta os contextos em que se aplica. Ou seja, se na escola não existe um ambiente favorável aos valores da participação, (o que acontece na maioria de nossas escolas), vale iniciar o processo em campos limitados, mesmo periféricos e paulatinamente abranger as estratégias globais a partir dos aspectos iniciais, deve ser também para que essa coordenação seja participativa, um envolvimento por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com