TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação, análise e previsão do tempo atmosférico

Tese: Observação, análise e previsão do tempo atmosférico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Tese  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha: Capítulo 9 – Observação, análise e previsão do tempo atmosférico

Postos ou estações meteorológicas são locais onde são feitos as medições dos elementos meteorológicos ou observações meteorológicas. Existem quatro tipos, que são:

• Estações sinóticas: as principais são controladas em tempo integral sendo que as observações instrumentais são feitas por hora. Fornecem informações para a compilação das cartas sinóticas ou mapas meteorológicos usados na previsão do tempo. Os elementos observados são o tempo atmosférico presente e passado, direção e velocidade do vento, volume, forma e altitude da nuvem, visibilidade, temperatura e umidade do ar, pressão barométrica, precipitação, duração da luz solar.

• Estações agrícolas: controladas em tempo parcial com pelo menos duas observações instrumentárias diárias. Há medição de evaporação, temperatura da grama rasteira e do solo e também radiação solar devido sua importância para a agricultura.

• Estações climáticas: são controladas em tempo parcial, com uma ou duas observações diárias de temperatura, umidade, precipitação e vento.

• Estações ou postos pluviométricos: controlados em tempo parcial e fazem leitura apenas de precipitação.

Em diferentes estações meteorológicas, a exposição dos instrumentos deve ser parecida para garantir que observações feitas em diferentes tipos sejam seguras e comparáveis. Para isso há critérios recomendados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), como por exemplo, qualquer posto meteorológico deve localizar-se em uma superfície nivelada coberta com grama e medindo pelo menos 9 por 6 metros de tamanho. Os instrumentos meteorológicos que devem ser encontrados em uma estação padrão são: um ou dois abrigos de Stevenson, contendo termômetro de bulbo úmido e de bulbo seco, de máxima e de mínima, termógrafo, hidrógrafo, barógrafo ou barômetro aneroide, um pluviômetro autográfico e um comum, tanque de evaporação, uma grimpa e anemômetro de chuva, registrador de brilho solar e equipamento medidor de radiação.

A nebulosidade, forma, quantidade e altura das nuvens, alem dos tipos de precipitação, podem ser avaliados visualmente, ou seja, através de observações não instrumentais. Mas a maioria dos elementos do tempo atmosférico é observada através de instrumentos. Existem dois tipos: os não registradores, que são lidos em momentos determinados, e os registradores, que fornecem valores contínuos dos elementos meteorológicos sob a forma de gráfico.

Observações meteorológicas de superfície e observações de camadas superiores da atmosfera são feitas em postos continentais e também em navios meteorológicos. Isto é feito utilizando radiossonda, radar ou equipamento eletrônico detectador de tempestades. Satélites também propiciam informações através de fotografias dos sistemas meteorológicos e medindo a radiação no topo da atmosfera.

Para uma análise do tempo atmosférico, o analista do tempo (que também é um previsor do tempo) deve primeiramente montar de forma adequada as observações provenientes das redes de superfície e dos postos em camadas superiores. Sua primeira tarefa é montar um quadro tridimensional adequado da atmosfera a partir dos dados disponíveis. Com isso, cartas de tempo e diagramas são construídas de acordo com as normas estabelecidas pela Organização Meteorológica Mundial. Em seguida, ele analisa essas cartas identificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com