TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção De Hidrogênio

Casos: Obtenção De Hidrogênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O hidrogênio é o mais leve dos elementos naturais. Na sua forma estável, ele existe sob a forma de moléculas diatômicas, H2 , que é a mais leve das moléculas conhecidas. o hidrogênio deve ser preparação por reações químicas dos compostos que o contenham, como água, alguns ácidos, algumas bases, além dos hidrocarbonetos. Para a preparação de Hidrogênio a partir de ácidos em laboratório, inicialmente requer a escolha correta dos ácidos, onde os mais convenientes são os ácidos não-oxidantes como o H2SO4 diluído e o HCI diluído ou concentrado, que reagem rápida e calmamente com muitos metais sem oxidar o hidrogênio formado. A escolha do metal é importante e deve-se levar em consideração a relação de eletropositividade do metal (Série Eletromotriz dos metais), onde a eletropositividade dos metais deve ser inversamente proporcional a concentração do ácido. O hidrogénio ou hidrogênio é um elemento químico com número atómico ou atômico 1 e representado pelo símbolo H. Com uma massa atómica de aproximadamente 1,0 u, o hidrogênio é o elemento menos denso. O hidrogénio é o elemento químico que na tabela periódica ocupa a primeira casa e é representado pela letra H. Está presente na água e em todos os compostos orgânicos e organismos vivos, podendo reagir quimicamente com muitos outros compostos.

As suas aplicações são diversas, incluindo a produção de amónia, como combustível alternativo e como fonte de energia em células combustíveis. Apesar da sua abundância no universo, o hidrogénio é difícil de produzir em grandes quantidades. Hoje em dia o processo mais utilizado é o steam reformingdo gás natural (operação a alta temperatura em que o gás natural é contactando com vapor de água). Outro meio de produzir hidrogénio é por eletrólise da água mas economicamente ineficiente para uma produção em massa. Em laboratório pode ser preparado por reação de ácidos com metais, por exemplo, ácido nítrico sobre uma placa de zinco.A fonte mais comum de hidrogênio na Terra é a água, composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Outra fonte importante são as substâncias formadas principalmente de carbono e hidrogênio que são os compostos orgânicos, incluindo todas as formas de vida conhecidas, os combustíveis fósseis e o gás natural. O metano, produto da decomposição orgânica, está adquirindo uma crescente importância como fonte de hidrogênio.

O símbolo do Hidrogênio na tabela periódica e o H, sua configuração eletrônica e 1s1, pois ele tem apenas um número , ele foi descoberto em 1766 por Henry Cavendish, seu raio atômico e de 53 pm.

Objetivo

Produção de hidrogênio .

Utilização do hidrogênio para determina a massa molar do magnésio.

Materiais

Foi usado:

Tesoura

Balança metálica

Filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com