TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção Do Alumínio

Exames: Obtenção Do Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

RESULTADOS:

1ª Parte

Ao deixar o alumínio exposto ao ar, não se observou nenhuma reação.

Quando o alumínio entrou em contato com água, não se observou vestígios de reação.

O alumínio ao entrar em contato com HCl, observou-se que houve a liberação de gás H2, e também, que a reação foi extremamente exotérmica, com grande liberação de calor.

Na reação do alumínio com a solução de NaOH, pode-se observar que, semelhante a reação do mesmo com HCl, houve liberação de gás H2 e calor. Porém, notou-se que em tal reação a entalpia foi menor do que na reação anterior.

2ª Parte

Quando os pedaços de alumínio entraram em contato com a solução de KOH (2mol/L) observou-se grande formação de bolhas com aquecimento e após aquecimento a mesma adquiriu coloração acinzentada.

Ao final do aquecimento alguns sólidos (impurezas das latinhas) não foram dissolvidos com a adição da base, por esse motivo filtrou-se a mistura a vácuo para maior rapidez na filtragem.

A fase liquida que foi resfriada e adicionada de ácido sulfúrico com agitação contínua gerou um precipitado. A solução, então, foi deixada em banho de gelo por algum tempo, formando um precipitado.

O precipitado foi filtrado, e lavado com água, etanol e por ultimo éter. E após secarmos com o auxílio do secador obteve-se os seguintes dados resultados referentes às massas:

Massa de Alumínio = 1,0702g

Massa do Sistema = 97,6663g

Massa do Sistema + Massa do Alúmen = 111,,5323

Massa do Alúmen cristalizado = 13,8660g

DISCUSSÃO:

1ª Parte:

Pelo fato do alumínio ser um dos metais que mais reagem com o oxigênio, ocorrendo na sua superfície uma oxidação natural que forma uma película no próprio metal, o óxido de alumínio. “Essa camada isola o metal” do contato com os elementos do ar, explicando assim a não reação.

Visto que no alumínio foi formado em sua superfície uma camada apassivadora de óxido de alumínio. Essa camada protetora atua como uma película, impedindo que o alumínio reaja com a água. Por isso, visualmente, o alumínio é inerte frente à água, e foi confirmado ao adicionar fenolftaleína como indicador.

A reação do Al com HCl, se explica através da equação:

Al(s) +3 HCl(aq)  AlCl3(aq) + 3/2H2(g)

A partir da análise da equação, nota-se a variação do Nox do alumínio de 0 para +3, isso evidencia o fato dele sofrer a oxidação.

A reação de NaOH com Al pode ser representada através da equação:

2Al(s) + 2NaOH(aq) + 2H2O(l) 2NaAlO2(s) +3 H2(g).

A partir da análise desta equação, nota-se a variação do Nox do alumínio de 0 para +3, isso evidencia o fato dele sofrer a oxidação assim como na reação anterior.

2ª Parte

Durante o contato do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com