TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Odontologia

Dissertações: Odontologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Introdução

No estudo da óptica procuraremos abordar, com objetividade, o estudo da luz e dos fenômenos luminosos em geral, tais como: o comportamento da luz, a reflexão da luz e a refração da luz.. Após estudarmos os fenômenos passaremos a discutir sobre os instrumentos ópticos tais como: espelhos planos e esféricos e lentes esféricas.

A atenção nos conceitos e principalmente a dedicação no seu estudo são os pontos fundamentais para o sucesso final deste curso.

2 – Natureza da Luz

Em 1675 Isaac Newton, num de seus artigos, considerou a luz constituída por um conjunto de corpúsculos materiais em movimento, cujas trajetórias seriam retas. Huygens sugeriu que os fenômenos de propagação da luz seriam mais bem explicados se a luz fosse considerada uma onda.

No início do século XIX a teoria de Newton foi definitivamente abandonada, passando-se a considerar a luz como uma propagação ondulatória, graças ao trabalhos do inglês Thomas Young. No entanto evidências mais recentes mostram que ao lado das ondas a luz transporta também corpúsculos de energia, chamados fótons, apresentando uma natureza dual (partícula-onda), segundo teoria do francês Louis De Broglie.

O transporte de energia radiante da luz é realizada através de ondas chamadas eletromagnéticas, tais ondas, além de não necessitarem de um meio material para se propagar – podendo, portanto, propagar-se no vácuo – possuem uma enorme velocidade.

No vácuo, a velocidade de propagação da luz (c) vale, aproximadamente:

c @ 300 000 km/s = 3 . 105 km/s = 3 . 108 m/s

Em geral, somente uma parcela de energia radiante propicia a sensação de visão, ao atingir o olho. Essa parcela é denominada luz e possui freqüência entre 4 . 1014 Hz e 8 . 1014 Hz.

MPORTANTE:

Ano-Luz é uma unidade de medida de distância. Um ano-luz representa a distância pela luz durante um ano, no vácuo. Essa unidade de medida é muito usada na astronomia.

2.1 – ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

O espectro eletromagnético mostra o conjunto de todas as freqüências conhecidas de ondas eletromagnéticas. Abaixo mostramos a seqüência com a freqüência e o comprimento de onda.

As freqüências dentro da faixa do visível do espectro eletromagnético correspondem às diferentes cores, com que observamos a luz. A luz de cor violeta corresponde à maior freqüência e a luz de cor vermelha corresponde à menor (veja a figura).

Freqüência

( 1014 Hz) 4 4,9 5,1 5,3 6,0 6,7 7,5 8,0

Cor Vermelho alaranjado amarelo verde azul anil violeta

Comprimento de Onda no vácuo(10-9 m)

750

610

590

570

500

450

400

360

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com