TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ohsas18001

Seminário: Ohsas18001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

A OHSAS 18001

Há algumas décadas vem sendo discutida a necessidade de elaboração de uma série de normas ISO que trate especificamente das questões de higiene, saúde e segurança no trabalho, e que tenha interface com as demais normas de gestão.

Consiste em uma série de normas britânicas para orientação de formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais (ISO). É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho.

OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja melhor tradução é Série de Avaliação da Segurança e Saúde no Trabalho. O sistema de gestão proposto pela OHSAS pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade, mas sua funcionalidade independe dos outros.

A norma OHSAS expõe requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.

O método consiste na elaboração da política de ISO e de objetivos relacionados ao comportamento que esta empresa pretende ter com relação à ISO. Esse comportamento será monitorado pela própria empresa, por meio de planos de ação, indicadores, metas e auditorias. Os critérios de desempenho e a abrangência são estipulados pela própria empresa, que deve definir qual o nível de detalhamento e exigência deseja atingir na gestão de segurança.

As etapas do processo incluem (não exclusivamente):

1) O desenvolvimento da política.

2) O planejamento, que inclui as sub-etapas de: - identificação de perigos; - avaliação dos riscos; - determinação dos controles; - apontamento dos requisitos legais;

3) Implementação e operação - definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades; - definição do quadro de competências, treinamento e conscientização; - comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas; - definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de ISO; - Preparação e resposta a emergências;

4) Verificação e controle - monitoramento e medição do desempenho; - avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros); - investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas); - controle de registros; - auditoria interna;

5) Análise crítica pela direção

A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceira. O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.

As organizações mostram sua preocupação em demonstrar o seu compromisso com a segurança, higiene e saúde no trabalho. Apresentando uma imagem corporativa, envolvendo colaboradores, clientes, bem como outras partes interessadas.Existem as normas OHSAS 18001:1999- o sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho propriamente dito – e a norma OHSAS 18002: 2000, onde estão as diretrizes para a aplicação e implementação OHSAS 18001 com finalidade de servir de ajuda para a compreensão e implantação da mesma.A própria numeração dos itens e capítulos da OHSAS 18002 esta em concordância com as OHSAS 1800,daí passarmos a tratar destes conteúdos genericamente como normas OHSAS 18.000.É importante salientar-se que o sistema de gestão de Segurança e saúde no trabalho compartilha os mesmos princípios gerais que os demais Sistemas de Gestão (Qualidade – ISO 9000 e ambiental - ISO 14.00),O que facilita ás empresas a implantação de um sistema integrado de gestão em sua forma total ou parcial,na busca da melhoria continua das organizações.A certificação pela OHSAS 18.000 acentua a abordagem pela minimização do risco,procurando reduzir,com sua implementação,os acidentes e as doenças do trabalho,os tempos de paragem por estes motivos e, conseqüentemente,os custos econômicos e sobretudo humanos. Identificam-se ainda como possíveis benefícios da implementação de um Sistema de Gestão e Saúde no trabalho os itens a seguir relacionados:

Integração das responsabilidades de higiene, Segurança e Saúde ocupacional em todas as atividades da organização.

Adoção de boas práticas em saúde e segurança do trabalho

Evitar muitas e demais sanções ou ações judiciais motivadas por temas desta ordem, por implementar o cumprimento dos requisitos legais,contratuais e sociais

Responder ás demandas de clientes e acionistas

Melhora da imagem da empresa.

Motivação do pessoal

Existem também requisitos específicos da norma OHSAS, que são:

Identificação de perigos.

Analise e controle de riscos.

Controles operacionais.

Preparo para emergências.

Investigação de acidentes e incidentes no trabalho.

Não é estabelecido um procedimento oficial de implantação da OHSAS, permitindo a adaptação ás características e realidade de cada empresa.O sistema de gestão considera como partes essenciais: formação, divulgação,documentação,controle de documentos e dados,controle operacional,preparação e resposta a situações de emergência, e medidas corretivas e preventivas.os auditores internos devem estar aptos para avaliar o estado inicial,definir as políticas da área, verificar procedimentos,planejar e implementar ações corretivas,e revisar periodicamente os procedimentos adotados.

Para atender aos requisitos da norma são necessárias ações que envolvem recursos e tempo, o que exige um plano de trabalho formal que possa permitir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com