TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OHSAS

Seminário: OHSAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/1/2014  •  Seminário  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

A figura 8 Abaixo apresenta cinco elementos especificados pela OHSAS 18001 (2007), para que as organizações controlem seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhore assim seu desempenho, estes cinco elementos devem possuir no SGSST. Além disso, a implantação da OHSAS 18001 segue a logica do PDCA (Plan, Do, Check and Action), ou seja, um gerenciamento deve ser constantemente monitorado e revisado, garantindo assim uma melhoria continua.

Figura 8 – Modelo de Sistema de Gestão Proposto pela OHSAS.

Fonte – OHSAS 2007

O Modelo de gestão proposto pela OHSAS (2007) tem como fundamento as seguintes etapas:

- Política de Segurança e Saúde Ocupacional: As empresas devem estabelecer uma política de segurança e saúde ocupacional, autorizada pela alta administração da organização, que estabeleça claramente os objetivos globais de segurança e saúde e o comprometimento para melhorar o desempenho da gestão do SSO.

- Planejamento: A organização deve estabelecer e manter procedimentos para a identificação continua de perigos, avaliação de riscos e a implementação das medidas de controle necessárias.

- Implementação e operação: Cabe a alta administração a responsabilidade pelo SSO. Devem ser definidos e documentados procedimento de treinamentos de pessoal, de comunicação de informações pertinentes a os trabalhadores/colaboradores, planos para identificar e atender potenciais incidentes e situações de emergências.

- Verificação e ação corretiva: deve ser monitorado o desempenho da SSO, assim como devem ser feitos registros e investigações de acidentes, incidentes e não conformidades. Além disso, deve ser realizadas auditorias para verificar entre outras coisas, se o sistema de gestão do SSO esta conforme e se esta sendo eficaz.

- Análise critica pela administração: Periodicamente, deve ser analisado o sistema de gestão do SSO pela alta administração para averiguar sua eficácia, adequação e conveniência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com