TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligopolio

Tese: Oligopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Oligopólio

O que é Oligopólio?

Quando um mercado é dominado por um pequeno número de produtores/vendedores ofertantes (os chamados oligopolistas), diz-se que existe um oligopólio. A palavra é de origem grega e é formada por dois conceitos: oligo (“poucos”) e pólio (“vendedor”). Por isso, oligopólio significa precisamente “poucos vendedores”

Definição

Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado.

No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de factores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.

As causas típicas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais, ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores

Efeitos no mercado

Nos mercados oligopolistas onde não exista cooperação entre as empresas a curva da procura do produto da empresa depende da reação das outras empresas.

A concorrência neste tipo de mercado para evitar guerras de preços poderá ser feita a outros níveis como nas características dos produtos distintas do preço (p. ex., qualidade, imagem, fidelização, etc.)

O oligopólio pode permitir que as empresas obtenham lucros elevados a custo dos consumidores e do progresso econômico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio

Exemplos de Oligopólio:

Exemplos de Oligopólio

Aqui estão alguns comuns, e bem conhecido, exemplos de oligopólio que são vistos em todo o mundo.

* O mercado de automóveis é um exemplo apt oligopólio. Existem poucos fabricantes de automóveis em todo o mundo contra a demanda de milhões de carros todos os dias. Dentro de algumas nações como a Índia, onde a economia ainda está em desenvolvimento há realmente muito poucos, apenas um punhado de fabricantes de carros. O mercado automotivo indiano é considerado o melhor dos exemplos puros de oligopólio.

* Existem alguns outros exemplos fabricantes de aeronaves desse tipo que são também bastante apt exemplos de oligopólio, Dassault Aviation, Boeing, Lockheed Martin são alguns fabricantes de aeronaves comuns. Os fabricantes de aeronaves de caça são, no entanto incluídos nos exemplos diferenciadas oligopólio, devido ao facto de que o oligopólio é criada como um resultado da interferência do governo. Mercado de armas de fogo também apresenta características semelhantes.

* A indústria do software, dos primeiros dias, é um exemplo de oligopólio apt que foi dissolvida. Mais cedo, gigantes como a Microsoft dominou a cena,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com