TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligopolio

Monografias: Oligopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  6.093 Visualizações

Página 1 de 4

OLIGOPÓLIO

Definição

Oligopólio é um termo utilizado em economia que deriva do grego, onde oligo significa poucos e polens significa comércio. Este termo é usado quando um grupo de empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço, em linhas gerais, é a ausência de concorrentes em determinado setor da economia, resultando na existência de apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor tem em suas mãos a vantagem de impor o preço de suas mercadorias, não deixando, por outro lado, de equilibrar seu preço com a demanda que o bem apresenta no mercado. Esse equilíbrio será deduzido do preço onde o monopolista encontrará mais lucro, ou seja, um preço pelo qual ele consiga o máximo de consumo pelo público daquele mercado. Do mesmo modo, o monopolista pode forçar uma alta nos preços de seus produto.

Oligopólio e consumidores

Para os consumidores a formação de oligopólios não é boa, pois dificulta a entrada de outras empresas no setor dominado. Desta forma, a concorrência diminui e os preços podem ficar altos.

Combate à prática

Os países que seguem uma economia baseada na livre concorrência empresarial, tomam medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia. O oligopólio é uma estrutura de mercado que, hoje, prevalece no mundo ocidental e tambén inclusive no Brasil, como por exemplo, na indústria do transporte aéreo, rodoviário, telefonia, etc. Esta estrutura de mercado caracteriza-se pela existência de reduzido números de produtores e vendedores, produzindo produtos que são bons substitutos próximos entre si. Muitas vezes o oligopólio é restringido por leis, especialmente quando o produto em questão é considerado fundamental à economia. Entre os exemplos de órgãos governamentais brasileiros que faziam o controle dos oligopólios, temos a Cacex (Carteira do Comércio Exterior do Banco do Brasil) e a Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento).

Vantagens e Desvantagens do Oligopólio

Os Grandes empresas que têm forte influência sobre o mercado são capazes de fazer grandes lucros, pois há poucos jogadores no mercado.

Em oligopólio, muitas vezes, os produtos de duas diferentes empresas competitivas são derivados de uma grande empresa. Portanto, qualquer empresa faz o lucro, ele finalmente acaba como um lucro da empresa-mãe.

Como as empresas em um mercado oligopolista tem total controle sobre ela, eles são capazes de decidir os preços de acordo com sua escolha. Embora esta prática é ilegal, funciona em favor dessas empresas.

Os agentes de mercado dominantes costumam fazer lucros a longo prazo em um ambiente de oligopólio. Isto é possível porque o mercado não permite que um negócio de idade para aumentar a sua quota. Também previne novos jogadores de entrar no mercado através de várias barreiras de entrada.

Os elevados lucros gerados pelas empresas pode ser usado para a inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos.

Oligopólio ajuda na redução do custo médio de produção de bens, como empresas que produzem bens semelhantes podem fabricar produtos em colaboração uns com os outros.

Para os clientes, o oligopólio é vantajoso porque eles podem facilmente fazer comparações de preços entre os poucos jogadores existentes no mercado.

Fácil forças de preços as empresas de comparação para fixar os seus preços competitivos, que é um ponto positivo para os clientes.

Os preços estáveis no mercado ajuda os clientes a planejar e estabilizar as suas despesas, que por sua vez pode levar a uma estabilização do ciclo comercial.

Desvantagens do Oligopólio

Ambiente de preços pode ser vantajoso para as empresas, mas se feito exageradamente, pode provar ser uma grande desvantagem para os consumidores.

Idéias criativas ou planos de pequenas empresas no mercado oligopolista não conseguem perceber porque não conseguem superar o controle dos jogadores mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com