TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal característica do oligopólio

Artigo: A principal característica do oligopólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Artigo  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

Grzybovski e Tedesco (1998, p. 46), para haver ligação entre o conceito de empresa e família deve haver “história de gerações (duas no mínimo)”. Seguindo o mesmo conceito, Donelley apud Silva Júnior e Muniz (2003, p. 59) considera uma empresa familiar quando, entre outras características, ela “se identifica a, pelo menos, duas gerações com uma família (...)”.

Desta forma, uma empresa pode ser familiar desde sua primeira geração. O fato de uma ou mais famílias deterem o controle do negócio e participarem da sua gestão, ainda que esteja sendo administrado pelos fundadores, permite que o mesmo seja caracterizado como familiar. Nessas condições, exceto se vendida a terceiros ou extinta, a empresa familiar passa pelo processo de sucessão de comando, o que se enquadra na definição da maioria dos autores e nos objetivos deste estudo.

O Grupo Pão De Açúcar anunciou no dia 4 de Dezembro de 2009 que havia fechado um acordo de associação com as Casas Bahia. O contrato visa a integração de negócios no setor de comércio eletroeletrônico. O faturamento está previsto para R$ 40 bilhões, o quinto maior entre empresas brasileiras e o segundo maior do mesmo segmento. A partir da fusão a gestão do grupo novas casas Bahia passou a não ser mais familiar e sucessório pois os acionistas votaram em assembleia a aprovação da incorporação da totalidade das ações de emissão da Nova Casa Bahia pela Globex.

Após a conclusão da transação, a família Klein deterá 47 por cento do capital de Globex, enquanto o Grupo Pão de Açúcar ficará com pelo menos 52 por cento das ações.

Há uma resistência muito grande por parte da família Klein pois a partir da assinatura do acordo de acionistas, o Grupo Pão de Açúcar terá direto a eleger a maioria dos membros do Conselho de Administração da Globex, enquanto a Casas Bahia terá participação equivalente ao seu percentual no capital da companhia ou seja os membros da família Klein não comandarão o próprio negócio.

2.2 Desafio de micro e macroeconomia

As empresas atuam no oligopólio onde existem poucas empresas e poucos consumidores. Há interação entre as empresas: as ações de umas são afetadas pelas (re)ações de outras, que por sua vez são afetadas pelas ações das primeiras. De fato, a característica central do oligopólio é a de que cada empresa toma em consideração o comportamento de todas as outras, ao tomar as suas decisões quanto ao preço a praticar e ao volume da produção. Logo, na determinação do equilíbrio tem um interesse fulcral a estabilidade da atuação das empresas, isto é, o estado verificado quando terminam as reações de todas elas.

No estudo do oligopólio, considera-se em muitos casos a situação particular de duopólio (oferta formada por duas empresas). É neste contexto que surgem variadíssimos modelos, de entre os quais citaremos, a título de exemplo, os mais importantes, como os clássicos modelos de Cournot (duas empresas seguidoras na quantidade produzida), de Bertrand (duas empresas seguidoras nos preços), de Stackelberg (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com