TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oliver Lodge O Pioneiro Da Eletricidade

Dissertações: Oliver Lodge O Pioneiro Da Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Oliver Lodge um dos pioneiros da eletricidade, que mesmo sem a intenção marcou o inicio da revolução do universo de linhas telegráficas. Sua palestra marcou o nascimento do mundo elétrico dominado pelas conexões sem fio.

James Clerk Maxwell comprovou que a teoria de que corrente elétrica geram um campo de força “invisível” através da matemática e não só a comprovava mais também dizia como as controla-las. Seus cálculos mostravam que a alteração nas correntes elétricas resultava na emissão constante de grandes ondas de energia que se propagariam pra sempre ate serem absorvidas.

Lodge montando um aparelho de proteção contra raios, percebeu que enviando uma corrente alternada em torno dos fios, ele via seções brilhantes em torno, e com ajustes viu formando um padrão, o brilho azul e suas faíscas significavam piques e depressões de uma onda, onda eletromagnética invisível, provando que maxwell estava certo porém foi Hertz que detectou as ondas de maxwell se propagando no espaço tirando Lodge do “caminho”.

O sistema de ondas eletromagnéticas de hertz “ondas de rádio” que levou a uma revolução nas comunicações.

O primeiro lugar a acreditar no poder dessa comunicações foram os correios que viram o como isso poderia revolucionar o mundo

Em 1873: James Clerk Maxwell publica o tratado sobre eletricidade e magnetismo.

Em 1885 (a partir): Heinrich Hertz passa a desenvolver estudos sobre as propriedades das ondas eletromagnéticas geradas por uma bobina de indução.

Em 1901: Através do uso das ondas de rádio em seu telégrafo sem fio, Guglielmo Marconi envia a primeira mensagem de rádio através do Atlântico.

Finalmente, podemos citar em especial James Clerk Maxwell (1831-1879), notável físico escocês, cuja participação teve importância teórica fundamental. Maxwell em sua obra Tratado sobre eletricidade e magnetismo (publicada em 1873), generalizou os princípios da eletricidade descobertos por Coulomb, Ampère, Faraday e outros. Entre outros feitos, Maxwell descobriu através de equações matemáticas a velocidade da luz com um percentual de erro muito pequeno, com relação aos dados experimentais que temos hoje. A descoberta posterior das ondas eletromagnéticas constituiu a verificação experimental do acerto da Teoria de Maxwell.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com