TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operaçoes De Terminais E Armazens

Trabalho Escolar: Operaçoes De Terminais E Armazens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 10

Este trabalho visa mostrar a importância da administração de materiais dentro de uma empresa.

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais. Este trabalho irá focar a sua atenção sobre este tópico, sejam eles no que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação. As empresas buscam identificar formas de melhorar seu desempenho, pois a crescente concorrência existente no mercado consumidor , encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas.

Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais. Com os custos crescente é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia. è sobre isso que estaremos falando a partir de agora.

Etapa 1 1.1 O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

Administração de Recursos Materiais tem início na identificação do fornecedor englobando a sequência da operação que , na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Devido ao ambiente ser competitivo, faz-se necessário a busca de alternativas de vencer os concorrentes. A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as seguintes atividades: Gerenciamento dos recursos materiais: Gerenciamento dos estoques de : Materiais auxiliares Matéria-prima Produtos/materiais em processo Produtos acabados Gerenciamento dos Recursos Patrimoniais: Equipamentos Instalações, prédios, veículos, etc. Compras: O que deve ser comprado Como deve ser comprado Quando deve ser comprado Onde deve ser comprado De quem deve ser comprado Por que preço deve ser comprado Em que quantidade deve ser comprado Logística interna e Logística Externa Do desempenho satisfatório dessas atividades dependem os Departamentos de Vendas, Produção, Manutenção, os Setores Administrativos, etc. Temos que considerar: que o número de itens e a diversidade dos mesmos é grande, que as informações tem de ser precisas e rápidas que a manutenção de estoques representa parcela significativa do ativo da empresa, etc. O ADMINISTRADOR DE MATERIAIS

É o profissional a quem cabe o gerenciamento, o controle e a direção da empresa na área de materiais, buscando os melhores resultados em termos de lucratividade e produtividade. Exerce o POCCC dentro da área de recursos materiais e patrimoniais. . COMO AVALIAR O DESEMPENHO DA ÁREA DE MATERIAIS Dentro de cada uma das sub - áreas da administração de materiais poderão ser estabelecidos indicadores de desempenho próprios que devem fornecer informações sobre a realidade da área de materiais, possibilitando assim a tomada de ações corretivas de forma a eliminar os desvios, e para isso é preciso que: Os dados coletados sejam completos e confiáveis; Que expressem informação de valor para a empresa Devem ser simples de forma a que os próprios operadores possam coletá-los sem confusão Devem ser de fácil entendimento por todos Como exemplos podemos citar: % de erros nas ordens de compra % de itens comprados recebidos na data correta % de falta de matérias-primas Rotatividade dos estoques % do ativo imobilizado em estoques % de produtos acabados entregues aos clientes nas datas combinadas, etc. . EVOLUÇÃO E MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA ADMINSITRAÇÃO DE MATERIAIS

Se levarmos em conta a posição do homem de produção e de vendas, seu desejo é de que haja a maior quantidade de matérias-primas e produtos acabados, concomitantemente, estocados de forma a poder atender as suas necessidades. Porém sendo a manutenção de estoques algo muito caro para a empresa é preciso que o Administrador de Materiais equilibre os mesmos de forma a satisfazer ambos, os administradores de produção e vendas e também ao administrador financeiro.

Sendo assim várias tem sido as etapas que vem ocorrendo dentro da administração de materiais cabendo ressaltar algumas delas tais como:

A logística – operação integrada, que trata das atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde a aquisição até o ponto de consumo final, bem como dos fluxos de informações; Técnicas japonesas de administração tais como o JIT/Kanban; Desenvolvimento de Parcerias – fornecedores preferenciais Programação de fornecedores – manter uma programação integrada entre o PCP da

fábrica e o fornecedor via EDI (Eletronic Data Interchange) ou Internet O ECR (Efficient Consumer Response) ou resposta eficiente ao consumidor.

2. EMPRESA Empresa: Quickplast Ind. Com. E Repr. Ltda, localizada na Rua Andre Rovai 414, Bonfim – Osasco – SP – Cep: 06233-150, atua no segmento de industria de plásticos, sendo de porte e tamanho médio. Fundada em fevereiro de 2000, nasceu da demanda de uma indústria de equipamentos médicos para uma pequena quantidade mensal de gabinetes plásticos elaborados com design diferenciado, a preços reduzidos. Desde o início, a Quickplast® tem prestado serviços tanto a grandes empresas de renome internacional quanto a empreendedores de pequeno e médio porte. Sua expansão durante esses anos foi constante, o que atesta a crescente procura do mercado por um processo rápido e funcional que ofereça produtos com design industrial de primeira linha, produzidos em pequenas e médias escalas. Até 2007, mais de 2800 projetos foram executados pela Quickplast®. Considerando-se 2008, esse número eleva-se para mais de 3500. A missão da empresa é Fornecer soluções de projetos que atendam as necessidades de seus clientes e desenvolver peças plásticas de alta qualidade, com rapidez e design personalizado, sem o uso de moldes ou ferramentas especiais. A Quickplast® é a parceira estratégica de seus clientes ajudando-os a se tornarem um "global player" no mercado mundial. Seus valores são: 1. As pessoas em primeiro lugar 2. Qualidade nos produtos e serviços prestados 3. Segurança e comprometimento com seus colaboradores e clientes 4. Respeito é indispensável para todos dentro e fora da empresa 5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com