TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações Intermodais No Brasil

Trabalho Escolar: Operações Intermodais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

UNITIZAÇÃO DE CARGAS

Carregar, descarregar e movimentar materiais é além de uma atividade, um esforço que boa parte das empresas realizam em suas atividades e operações de funcionamento.

São, contudo, operações que nada ou pouco agregam qualquer valor ao produto confeccionado, armazenado ou estocado, e que para complicar ainda possuem custos, elevados as vezes. São fator decisivo na competitividade das empresas e alvo de observação em termos da relação “custo x produção”.

Assim, uma das alternativas reduzir esse custo é a chamada “unitização de cargas”.

Trata-se de um processo de utilização de embalagens, caracteristicamente terciárias, com intuito de promover o deslocamento mais adequado de cargas a um esforço consideravelmente menor e a um custo condizente.

CONCEITO

A unitização consiste na união, ajuntamento, de mercadorias com tamanho, peso e formato distintos em cargas com volumes, ou unitários, a fim de racionalizar o uso do espaço disponível para armazenamento, transporte e movimentação impactando sobremaneira os processos de embarque e desembarque de cargas, além de ampliar as margens de segurança.

As cargas unitizadas possuem, normalmente, grande volume, peso e proporções, desde que compatíveis com os equipamentos de movimentação disponíveis.

As cargas são unitizadas considerando:

1. cargas paletizadas;

2. pré-lingadas;

3. contêineres; e,

4. tipos e formas especiais de unitização

Vantagens

Como as vantagens de se unitizar as cargas, temos que considerar, inicialmente, seu impacto em custo. Ao somar uim volume maior de carga, mesmo utilizando equipamentos de movimentação, a relação vulgarmente denominada hora-homem, ou seja a ocupação da mão-de-obra, eficiência, apionta ampliação de ganho. Com cargas unitizadas, em embalagens terciárias, de posse de instrumental adequado, equipamentos, um único homem consegue movimentar uma quantidade enorme de produtos e itens, o que sem a adoção do sistema certamente se daria de menos eficiente.

Apenas a aceleração de movimentação geraria um aumento na velocidade de produção, que poderia ser sentido nas relações com os consumidores finais, chegando a representar grande volume de corte em custo de movimentação.

Com a movimentação sendo feita, considerando maiores volumes, o controle de estoque, também conhecido como controle de inventário, pode ocorrer de forma mais segura e rápida, tendo em vista a forma e aspectos dos volumes. Isso também é fator de redução de custos e de melhoria de controle.

Ao unitizar, essas mesmas cargas, necessita se não só de equipamentos de movimentação mas de estrutura, que favoreca a ocupação vertical, reduzindo os custos indiretos, normalmente com forte vínculo com os a forma de organização horizontal.

A adoção desses mecanismos também pode ser considerado fator de influencia na redução de acidentes no ambiente de trabalho, se utilizados de forma correta.

A movimentação segura ainda contribui para a redução de danos os produtos movimentados, quer pela adoção de embalagens terciárias, quer pela aceleração, reduzindo o handling, manuseio, a que produtos são submetidos.

Essa redução de tempo em sistemas produtivos contribui, sobremaneira, para a percepção e configuração de aumentos de produção e produtividade.

PALETIZAÇÃO

A paletização consiste na adoção de sistemas de pallets para movimentar, guardar e armazenar produtos. É uma plataforma, um estrado, padronizado, geralmente construído em madeira, podendo ser também construído em metal, plástico, fibra ou outros materiais, com estrutura horizontal, onde a carga é empilhada e estabilizada.

Comumente é projetado para que seja movimentado mecanicamente, por empilhadeiras ou veículos de garfo, além de guindastes,

Constitui a forma de unitização popular, muito conhecida e difundida, sendo seus os tipos mais comuns:

Pallet PBR

Com assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, a Associação

Brasileira de Supermercados – ABRAS introduziu a modalidade em 1990, depois de

vários anos de testes e ensaios, estabelecendo sua estrutura e dimensões. É fiscalizado

pela Comissão Paletizadora Permanente CPP.

As características físicas do Pallet PBR e suas dimensões são:

• 4 entradas, dupla face, não reversível

• Medidas de 1,00 m x 1,20 m

• Entradas para empilhadeiras e carrinhos hidráulicos .

Tem custo considerado baixo, e quando associado ao tempo de uso, diversidade de aplicação de cargas e valores transportados considera-se útil e adequado.

O padrão PBR é o modelo de Pallet indicado para movimentação e armazenagem de mercadorias e que constitui um padrão para o país.

O uso do modelo se estendeu por toda a cadeia de distribuição, dos fabricantes até os supermercados, o que tornou atrativa sua manutenção, estoque, comercialização e repasse, por uma espécie de pool de usuários que intercambia os usuários, atendendo a qualquer segmento e setor industrial e comercial.

Suas características permitem suportar operação e utilização em situações extremas e adversas, porém, o manuseio é decisivo para sua longevidade e a conseqüente redução de custos na cadeia de distribuição.

Quando utilizados de forma correta, movimentados de forma adequada, estima-se que sua vida útil supere os cinco anos. Para isso, o pallet não deve ser girado ou movimentado sem o auxílio de equipamentos de movimentação adequados, sofrer quedas, quer em empilhamento livre ou de veículos, como caminhões, não sofrer impactos diretos ou colocar peso em apenas uma das partes do pallet.

Pallets

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com