TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações de moagem

Relatório de pesquisa: Operações de moagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

– Avanço:

Para a escolha do avanço em uma operação de fresamento, vários fatores devem ser levados em consideração, por exemplo, tipo da fresa, material da ferramenta, acabamento da superfície, potência da máquina, etc. O avanço não é diretamente proporcional a potencia consumida. Mantendo-se o mesmo volume de cavaco removido na unidade de tempo, o maior avanço por dente acarreta um decréscimo da potência consumida, pois aumenta a espessura do cavaco. O volume de cavaco removido por unidade de tempo no fresamento pode ser dado por:

(2)

Onde ap é a profundidade de usinagem, ae é a penetração de trabalho, fz é o avanço por dente, z é o número de dentes da fresa e o n é a rotação da fresa.

– Velocidade de Corte:

Uma alteração da velocidade de corte significa uma mudança do avanço por dente, se a velocidade de avanço não for alterada. Diferentemente de um torno em que o que usualmente se ajusta na máquina é o avanço, numa fresadora é a velocidade de avanço (velocidade da mesa da fresadora). Assim, uma alteração da rotação da fresa visando mudar a velocidade de corte vai ocasionar uma alteração do avanço por dente, exceto no caso em que a velocidade de avanço for alterada na mesma proporção.

(3)

Onde Vz é a velocidade de avanço.

Uma modificação do avanço de corte altera a espessura média do cavaco e uma

modificação na velocidade de avanço altera o volume de material removido na unidade de tempo.

– Número de Dentes:

Uma fresa de passo grande gera menor potência que uma fresa de passo pequeno mantendo-se o mesmo avanço por volta, já que na primeira, o avanço por dente é maior que na segunda, para um mesmo volume de cavaco gerado na unidade de tempo.

7.5.1 – Fresa de Passo Largo (Poucos Dentes):

Usada para desbaste pesado de materiais que formam cavacos longos, principalmente o aço, devido ao grande bolsão de armazenamento de cavaco à frente de cada dente que os poucos dentes proporcionam. Assim, o grande volume de cavaco que o desbaste pesado gera por dente, difícil de ser empacotado, devido de se usinar material de cavaco longo, tem espaço à frente do dente para se alojar até que o dente saia da peça em cada rotação. Também usada quando há tendência à vibração na operação, já que estas fresas, em geral, têm passo diferencial, isto é, o ângulo entre seus dentes não é constante. Assim, a freqüência de entrada dos dentes na peça também não é constante e consegue-se evitar o fenômeno da ressonância, que incentivaria a vibração. Por ultimo, esta fresa é utilizada quando a máquina usada para o corte tem baixa potência, já que fresas de passo largo consomem menor potência que outras para o mesmo volume de cavaco removido por minuto.

7.5.2 – Fresas de Passo Fino (Número Grande de Dentes):

A primeira aplicação desta fresa é para acabamento de aços ou materiais que formam cavacos longos. Como o volume de cavaco gerado por dente é pequeno, não se tem problema com alojamento de cavaco no bolsão à frente do dente. Além disso, para se conseguir bom acabamento na peça, é necessário que se utilize um pequeno avanço por dente. Então, para que a velocidade de avanço não seja muito pequena e, assim, o tempo de corte muito alto, é interessante que se tenham muitos dentes na fresa. Na usinagem de ferro fundido, uma fresa com muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com