TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião Pública, Cidade E Contemporaneidade: Por Uma Teoria De Base à Comunicação Social

Artigos Científicos: Opinião Pública, Cidade E Contemporaneidade: Por Uma Teoria De Base à Comunicação Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  450 Visualizações

O artigo do prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas, aborda a cidade como palco da formação da opinião, a globalização e as pesquisas sobre o assunto e seus efeitos na atualidade. Basicamente, defende a construção de uma nova teoria que responda as questões trazidas pelo momento, marcadas pela fragmentação da sociedade.

Atualmente vivemos com a ultra –rápida distribuição da informação em nível mundial. Pensar ou fazer comunicação, pressupõe o autor, é estar atento ao desenvolvimento das histórias global e regional ao mesmo tempo, já que com essa velocidade, novos agrupamentos sociais se proliferam.

Acreditando que o homem está somente em mais um instante da sua história, cuja palavra chave é comunicação, tem a possibilidade de vislumbrar saídas mais felizes para o seu cotidiano através da compreensão da complexidade do momento. Neste panorama, pluralidade e globalização são idéias capitais para a construção de uma teoria da comunicação e/ou opinião coerente com os paradoxos da contemporaneidade.

A intenção de seu trabalho é levar os estudiosos de comunicação a uma releitura das teorias clássicas que são utilizadas no cotidiano cientifico e profissional. É chamar atenção para essa complexidade do momento devido à rapidez das informações e, consequentemente, à enfermidade da opinião pública. Deve-se entender que as novas tecnologias proporcionam outra dinâmica à temporalidade urbana e rural, dificultando a conceituação de memória e opinião. Dessa forma, tanto o conceito de opinião quanto o de comunicação, tão questionáveis, precisam de um reposicionamento das teorias que os sustentam para se adequarem ao imaginário contemporâneo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com