TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opinião pública

Artigo: Opinião pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Opinião pública, esta prostituta que puxa o juiz pela manga”

Autor: Moro-Giaferri(advogado Francês)

Esta frase nos leva a reflexão sobre a extrema preoc upação de alguns juízes com a opinião e nos remete a história nos fazendo recordar o espetáculo público que eram as execuções no séculos passados” Se a opinião pública é tão amiga da política o mesmo não se sucede em relação a justiça.

Em meados de 1950, os pensadores da escola de Frankfurt atribuíram, ao então nascente “mundo-mídia”,um poder totalizante.Ao longo dessas décadas, o conceito de comunicação foi se transmutando.

Na década de 1980, o conceito de opinião pública era diversificado, não existindo um consenso nas Ciências Sociais, tanto em relação ao conceito quanto a sua formação.

Explicar o modelo cascata de lima….e que apesar dos avanços sociais a televisão continua sendo um instrumento de comunicação de massa...concentrando poder econômico nas mãos de poucos.... sabemos que uma sociedade só evolui o seu pensamento crítico através da educação,então seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que despertasse as classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.

O impacto da mídia advém de tempos seja com surgimento da imprensa diária no séc XVII,a chegada do rádio no Brasil em 1935 ou com a TV na década de 50.O consumo e a quantidade de informações aumentou consideravelmente no séc XXI.

“Um conjunto de meios diferentes, cada vez mais refinados tecnologicamente. Mídia não é tão somente o aparato tecnológico. Há que se compreender como associação de um suporte tecnológico, uma linguagem adequada e uma estratégia de ação precisa e clara”. (SANTARENO, 2007).

A literatura elitista apresenta a opinião pública como o resultado de uma série de processos sociais, nos quais há uma interação muito grande de elementos emocionais manipulativos(LIPPMANN,1997)

(...) Uma opinião sobre assuntos que dizem respeito à nação ou a outro agregado social, expressa de maneira livre por homens que estão fora do governo, mas que reclamam o direito de que suas opiniões possam influenciar ou determinar ações governamentais. (BOBBIO,1998)

Essas são as opiniões de sociólogos e pensadores, daí percebemos as dificuldades na conceituação de opinião pública e opinião de massa

Opinião Pública é o pensamento predominante do grupo sobre determinada pessoa ou questão”.Cavalieri Filho

A especial opinião pública é revelar ao legislador e as autoridades jurídicas a temperatura social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças que precisam ser feitas nas leis e nas instituições jurídicas,visto que a opinião pública funciona como um termômetro.Cavalieri Filho

Conhece a população as normas jurídicas em vigor?

Citar LICC... a publicização do conteúdo do direito é realizado como deveria?.....

Qual é a opinião das pessoas sobre o funcionamento do sistema jurídico e sobre o conteúdo do direito? Citar pesquisas de opinião públicas sobre as leis e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com