TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizar Todos Os Passos Desenvolvidos Até O Momento E Montar O Relatório Final Elaborando O Plano De Propostas De Melhorias, Baseadas Nas Teorias Da Administração, A Ser Apresentado Ao Sr. Bread. O Relatório Final Deve Apresentar Um mínimo De 15 E

Exames: Organizar Todos Os Passos Desenvolvidos Até O Momento E Montar O Relatório Final Elaborando O Plano De Propostas De Melhorias, Baseadas Nas Teorias Da Administração, A Ser Apresentado Ao Sr. Bread. O Relatório Final Deve Apresentar Um mínimo De 15 E. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da contingência

Teoria

A Teoria contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações.

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização

Existem dois tipos principais de abordagem de ambiente. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas.

A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa e efeito, pois a gestão é ativa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.

Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.

Pesquisa de Alfred D. Chandler – sobre estratégia e estrutura organizacional

Começou no processo histórico das grandes empresas Du Pont, General Motors, Sears e Standard Oil. A conclusão de Chandler é de que, na historia industrial dos últimos cem anos, a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradualmente determinada pela sua estratégia de mercado.

Pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker: sobre organizações mecanísticas e orgânicas.

Pesquisaram para verificar a relação existente entre as praticas administrativas e o ambiente externo dessas organizações. Ficaram impressionadas com os métodos nitidamente diferentes encontrados. Classificaram as indústrias pesquisadas em dois tipos: organização “mecanísticas” e “orgânicas”.

* mecanicistas (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando)

* orgânicas (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta).

Pesquisa de F. E. Emery e E.L. Trist: sobre os contextos ambientais e suas consequências para as organizações

Eles procuravam identificar o processo e as reações que ocorrem no ambiente como um todo, no sentido de classificar a natureza do ambiente que circunda a organização e as consequências da natureza ambiental sobre a natureza da organização. Para ambos existem quatro tipos de contexto ambiental, identificaram quatro tipos de ambientes:

Estas pesquisas levaram à formulação da Teoria da Contingência: não existe uma única forma melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais. Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:

Ambiente é tudo o que acontece externamente, mas influenciando internamente uma organização. A Análise do Ambiente foi iniciada pelos estruturalistas, como a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com